9 de abril de 2025
Cartilha apoia qualificação do f...
A Comissão de Saúde do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 6ª Região (Crefono6), a Sociedade Brasileira de Fonoaudiolo...
O Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Câncer (Consinca) realizou nesta quinta-feira, 10 de abril, em Brasília (DF), sua primeira reunião de 2025. A pauta incluiu as principais ações desenvolvidas no ano passado pelo INCA e pela Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN), Portarias PNPCC, RPCC e portaria de Navegação, balanços do PMAE e do PERSUS.
O Consinca tem o objetivo de assessorar o Ministério da Saúde nas propostas de formulação, regulamentação e supervisão da política nacional para a prevenção e controle do câncer. Toda proposta emanada do Consinca é encaminhada à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde.
Representando a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), participou do encontro o Dr. Arthur Fernandes, secretário-geral. Entre as demais autoridades presentes estava o ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, que ressaltou que o cuidado com o câncer é uma das prioridades do Governo Federal. “Temos tudo para consolidar a maior rede pública de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no mundo”, disse. “Pelo tamanho que é o Brasil, pela responsabilidade constitucional que nós temos da Saúde como direito e pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou o médico.
Ele também definiu o papel do Consinca como fundamental para a construção desta rede, reunindo entidades – como as Sociedades de Especialidades – que possam municiar a pasta com as melhores evidências científicas para a construção de políticas públicas que possam fazer avançar o cenário do cuidado oncológico no país, inclusive em cuidados paliativos.
Para o Dr. Arthur Fernandes, da ANCP, integrar grupos como este, que incluem Governo e organizações da sociedade civil, é imprescindível para fortalecer e ampliar a capilaridade de políticas públicas, incluindo a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP). “Essa aproximação permite a troca de informações e nos possibilita participar de decisões relevantes para a saúde pública do país, incluindo a formulação de políticas públicas de saúde mais eficazes e humanizadas”, afirmou.
A reunião foi conduzida pelo Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dr. Mozart Sales, e teve participação de diversas entidades de especialidades e movimentos sociais.
Thais Abrahão – Presstalk Comunicação
ABR/25
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!