24 de março de 2025
São Paulo sediará o principal ev...
A cidade de São Paulo tem a honra de sediar, entre os dias 11 e 14 de março de 2026, o XI Congresso Brasileiro de Cuidad...
No dia 31 de janeiro, o médico e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) Douglas Crispim participou de reunião com o grupo de trabalho liderado pela Médica Karla Giacomin e pelo gabinete da deputada Tereza Nelma para aprofundar e estabelecer um plano de ação para a política nacional de cuidados, uma proposta interministerial de coordenação de cuidados. Segundo os membros, essa política deve incluir os cuidados paliativos.
Muitos membros ainda enxergam um tabu e grandes desafios para desassociar os cuidados paliativos do cuidado exclusivo ao final da vida. Na reunião, o presidente da ANCP esclareceu que esta associação é inevitável, na medida em que não temos políticas e nem financiamento, e isso direciona os hábitos de encaminhamento para os últimos momentos do paciente. Ele ressaltou que os cuidados paliativos apoiam pessoas que convivem com doenças e que a ciência mostra claramente os benefícios de qualidade de vida, sobrevida e redução do sofrimento quando os cuidados paliativos são inseridos de forma precoce.
Considerando a vinda do ano eleitoral, a ANCP propôs uma pauta de curto prazo, sendo ela a busca da codificação dos Cuidados Paliativos no SUS. Assim, profissionais poderiam codificar melhor seus atendimentos. Para Douglas Crispim, mesmo ainda não tendo o financiamento, “já sairíamos do anonimato ou da banalização e seguiríamos com a busca pelas políticas em outras frentes”.
O Grupo de Trabalhos seguirá dando andamento nas pautas determinadas. Novas notícias serão reportadas em nossos canais, acompanhe e apoie a ANCP.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!