15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Realizado em Lima, capital do Peru no dia 11 de outubro, o Primeiro Encontro de Alto Nível “Cuidados Paliativos: Fortalecendo o Sistema Sócio Sanitário” (CP-FeSS), plataforma que agrupa várias organizações líderes no tema como Associação Latino-americana de Cuidados Paliativos (ALCP), a Federação Latino-americana de Associações para o Estudo da Dor (FEDELAT) e a Associação Internacional de Cuidados Paliativos (IAHPC), reuniu autoridades do setor de toda América Latina, que durante o evento discutiram políticas públicas e formas de ampliar o acesso a estes serviços. Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente no evento representada por seu presidente o médico Daniel Neves Forte.
Durante o evento autoridades de Estado e especialistas presentes assinaram uma “Proposta de ação” que visa melhorar o acesso aos cuidados paliativos na América Latina. A proposta tem objetivo de caminho para que estes serviços sejam incluídos nas políticas públicas nacionais, e também que sejam reconhecidos como serviços essenciais na cobertura universal de saúde.
Na América Latina, quase 4 milhões de pessoas poderiam se beneficiar dos cuidados paliativos, porém atualmente o acesso é insuficiente. E todos os participantes foram unânimes sobre a necessidade de destinar recursos públicos para a expansão dos cuidados paliativos, e o documento inclui propostas de melhorias na capacitação de equipe médica e a criação de cursos especializados para o acompanhamento de casos complexos.
Para conhecer o “Plano de Ação” clique aqui.
O “Plano de Ação” foi apresentado no III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos na América Latina evento que ocorreu entre os dias 12 a 13 de Outubro, também realizado em Lima-Peru.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!