ANCP participou do IV Simpósio Internacional de Qualidade de Vida e II Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
13 de junho de 2019

ANCP participou do IV Simpósio Internacional de Qualidade de Vida e II Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos

Entre os dias 7 e 8 de junho ocorreu na Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata o IV Simpósio Internacional de Qualidade de Vida e II Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, realizado pelo Hospital de Amor de Barretos teve como tema principal “Qualidade de Vida e Qualidade de Morte de pacientes com câncer” e mesclou palestras com enfoque na assistência e também sobre pesquisas e aplicabilidade na prática clínica. Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) esteve presente representada por seu presidente o médico André Filipe Junqueira dos Santos que na ocasião falou sobre Política Nacional de Cuidados Paliativos no Brasil: avanços obtidos e os próximos passos.

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisas em Cuidados Paliativos e Qualidade de vida, coordenados pelos médicos Bianca Paiva e Carlos Paiva, teve mais de 330 inscritos, contou com 18 palestrantes nacionais e internacionais, 24 palestras, e 71 apresentações de trabalhos científicos e premiações dos melhores trabalhos.

Segundo Bianca Paiva, o grande objetivo do simpósio foi promover discussão acerca da qualidade de morte dos pacientes e necessidade de implementação dessa dimensão na prática clínica, além do destaque para a importância da realização de pesquisas em cuidados paliativos. “Um dia antes do simpósio, realizamos discussões com os palestrantes internacionais e alguns nacionais com o objetivo de expandir as pesquisas em Cuidados Paliativos no Brasil. Foram firmadas parcerias em pesquisas principalmente quanto aos cuidados paliativos na América Latina e com o MD Anderson Cancer Center” disse Bianca Paiva.

Bianca conta que existe uma preocupação do Grupo de Pesquisas quanto às evidências científicas sobre cuidados paliativos no Brasil. “É notório que ainda necessitamos melhorar o quantitativo e qualitativo das nossas pesquisas brasileiras”, pontuou Bianca Paiva.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg