Aprovado projeto de lei em cuidados paliativos no Rio de Janeiro

Lives e Webnars ANCP
calendar
5 de abril de 2016

Aprovado projeto de lei em cuidados paliativos no Rio de Janeiro

Foi aprovado por votação, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei (PL 3277/2014) que cria o Programa Estadual de Cuidados Paliativos no Estado do Rio de Janeiro. Agora o projeto de lei segue para sanção do governador fluminense. Se sancionado, tornará obrigatório um programa de cuidados paliativos no estado do Rio de Janeiro cujo modelo e formato ainda será discutido.

“A ideia original é, em um primeiro momento, atuar na formação de profissionais que já trabalham na saúde pública e eleger alguns centros de referência em municípios com até 100 mil habitantes”, explica Filipe Gusman, presidente do capítulo Sudeste da ANCP.

A iniciativa foi fruto de esforços de um grupo de profissionais da saúde da FIOCRUZ, liderados pelo fisioterapeuta Ernani Costa e pela assistente social Ana Paula Santos, e tornou-se projeto de lei por meio do deputado Carlos Minc.

“É uma grande conquista, porque certamente servirá como exemplo para implementar programas de cuidados paliativos em outros estados”, diz Gusman.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg