Atual diretoria nacional da ANCP completa 1 ano de atividade

Lives e Webnars ANCP
calendar
28 de janeiro de 2020

Atual diretoria nacional da ANCP completa 1 ano de atividade

Desde que assumiu a Academia Nacional de Cuidados Paliativos em janeiro/2019, os integrantes da atual diretoria nacional listaram as ideias e necessidades para elaborar um plano de ação. Para isso realizou em fevereiro/2019 uma reunião para traçar as estratégias para este ano de gestão. “Após dois dias de intensa troca de conhecimento, expectativas, preocupações e desejos, conseguimos montar o plano de trabalho da ANCP para 2019, unindo toda a diretoria nacional e presidentes das regionais na construção de novos rumos dos Cuidados Paliativos”, pontuou o presidente da ANCP, o médico paliativista André Filipe Junqueira dos Santos.

Estando o plano estabelecido, buscou-se sua concretização, porém para isso foi observada a necessidade de aumentar o quadro de funcionários da instituição.  Primeiro foi realizada a contratação do profissional Isaías Rios, para cuidar exclusivamente da parte Administrativa Financeira da ANCP, deixando Regina Ramos mais focada no relacionamento com associado, e posteriormente a contratação de Larissa Santana para a área de novos projetos auxiliando na organização de orçamentos, contratos e demais ações necessárias para a realização das atividades.

Com isso foi possível oferecer novos benefícios aos associados, como a criação de mais um canal de relacionamento, o WhatsApp da ANCP. Por ele os associados adimplentes podem solicitar informações e receber atualizações sobre as atividades da instituição. E o espaço oportunidades que tem objetivo de colaborar com instituições e profissionais de saúde que trabalham com Cuidados Paliativos.

Como forma de reconhecer a importância das Ligas Acadêmicas e seus membros na divulgação de Cuidados Paliativos, atividade que muito se alinha a um dos principais propósitos da entidade, que é a promoção dos Cuidados Paliativos no Brasil, foi criada a categoria “Estudantes – membros de Ligas Acadêmicas de CP cadastradas com a ANCP”, com o mais baixo valor de anuidade. O propósito é tornar a associação, bem como os benefícios oferecidos aos associados ANCP como o conteúdo online da plataforma do Center to Advance Palliative Care (CAPC), descontos especiais em eventos realizados pela ANCP, entre outros, mais acessíveis para os estudantes da graduação.

Graças as reformulações do Estatuto da ANCP, aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 22/12/2018 durante o VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, deu-se início a criação das primeiras Estaduais da ANCP. A primeira foi a do Rio de Janeiro criada em Assembleia Geral Ordinária realizada durante o I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro, dia 16/08/2019. Já a segunda foi a de São Paulo criada em Assembleia Geral Ordinária realizada durante o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos e I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos Pediátricos.

No campo político, a ANCP participou ao longo de 2019 de reuniões com o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Câncer (CONSINCA) e outras entidades, atuando dessa maneira no desenvolvimento de uma Política Nacional de Cuidados Paliativos. Esse trabalho ao longo de 2019 culminou com a participação da ANCP no Conass Debate – Cuidados Continuados e Integrados: um desafio para o presente, realizado em Brasília entre os dias 26 e 27 de novembro, pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), o evento reuniu renomados especialistas brasileiros no assunto, entre eles André Filipe Junqueira Santos, médico paliativista e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) que na ocasião abordou o tema “Perspectivas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos”, apresentando alguns dos dados levantados sobre Cuidados Paliativos no Brasil. O seminário teve transmissão com tradução simultânea no site do CONASS, e os vídeos podem ser assistidos clicando aqui.

Observando a necessidade de realizar atualização de partes do novo Estatuto com base na experiência adquirida com a organização de eventos estaduais sobre Cuidados Paliativos organizados pela ANCP durante 2019, bem como sobre as futuras Academias Estaduais de Cuidados Paliativos, foi formado um Comitê de Reforma do Estatuto, com a participação de membros da diretoria atual da ANCP e associados adimplentes com experiência em organização estatutária. A nova proposta de reforma foi apresentada pelo comitê por meio de consulta aos associados adimplentes realizada dias antes da Assembleia Geral Ordinária na qual acabou por ser aprovada.

 

Disseminação de Conhecimento

Seguir com o fomento à disseminação de informações corretas sobre Cuidados Paliativos foi uma das principais ações de 2019. Para isso ao longo do ano a ANCP realizou, participou e apoiou diversos eventos em todas as regiões do país. Nos eventos realizados estão os congressos Estaduais da ANCP, organizados pelas regionais da ANCP, juntos reuniram ao longo do ano mais de 3750 participantes de todas as regiões do Brasil.

A diretoria nacional também esteve presente em diversos eventos, como o Pint Of Science Festival 2019 que tem por objetivo reunir a participação de bons cientistas para discutir temas de Ciência de forma descontraída, mas mantendo a credibilidade científica para a sociedade. Em sua 4ª edição ele foi realizado em 85 cidades brasileiras e teve temas referentes a Cuidados Paliativos incluídos na programação que contou com a participação de membros da ANCP entre os especialistas participantes.

Em seu compromisso de promover informações e fomentar a discussão sobre Cuidados Paliativos (CP) na sociedade, ANCP passou a promover e apoiar a iniciativa Café Paliativo Integrativo. Inspirados em sessões acadêmicas internacionais com especialistas da área de saúde e humanas (os cafés científicos), no Brasil o movimento teve início na Bahia e a ANCP passou a promovê-la, disponibilizando em seu site uma página dedicada a divulgação e orientação, e com isso ampliar a iniciativa para todo território nacional. As equipes e instituições que desejarem contar com apoio da ANCP na divulgação podem obter mais informações clicando aqui.

Durante a campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos deste ano que teve o tema “Meu Cuidado, Meu Direito” foram realizadas mais de 50 eventos, 20 a mais que no ano passado. Com isso estima-se que em torno de 1500 pessoas tenham sido impactadas por todas as ações que ocorreram em todas as regiões do país ao longo do mês de outubro. As atividades foram divulgadas na página dedicada a celebração no site da ANCP que como no ano anterior, coordenou a divulgação da campanha de 2019 no Brasil, mantendo a parceria com a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA). Este ano além de realizar a 3ºEdição de seu já tradicional Concurso Cultural de Fotografia, ANCP contou com apoio de diversas instituições brasileiras na divulgação.

Como parte do compromisso da ANCP com a sociedade ao longo do ano de 2019 foram realizadas diversas atividades com objetivos educativos, algumas iniciativas inclusive contando com a colaboração dos comitês. No primeiro trimestre de 2019 foi realizado o lançamento da Série “Bate-papos sobre Cuidados Paliativos”. Gravada durante o VII Congresso Internacional Cuidados Paliativos, a série conta com a participação de alguns dos palestrantes do congresso, entre eles Vicki Jackson, coordenadora da divisão de Cuidados Paliativos do Massachusetts General Hospital – Harvard Medical School, e Rob George, diretor médico do St. Christopher Hospice, abordando diversos temas sobre Cuidados Paliativo. Os vídeos podem ser acessados pelo canal da ANCP no YouTube.

Lançado durante o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos e I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos Pediátricos em parceria com a editora Lemar Goi, o Manual de Terapia de Sedação Paliativa é fruto de um trabalho conjunto de diversos especialistas que dedicaram tempo e conhecimento. A obra encabeçada pelos médicos paliativistas, Luís Fernando Rodrigues e André Junqueira é um marco por ser o primeiro inteiramente dedicado a Terapia de Sedação Paliativa no país. Além disso, também trata em seus capítulos com profundidade as questões técnicas relacionadas, colocando o tema em discussão de forma aberta e clara, aliado a primazia técnica. O livro pode ser adquirido no site clicando aqui.

Apresentado na abertura do I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos Pediátricos, o manual “Uso da via subcutânea em pediatria” foi elaborado com a colaboração de diversos especialistas no tema. Sabendo que mesmo com os avanços da ciência e tecnologia, a punção venosa nos pacientes pediátricos ainda pode ser difícil e traumática, especialmente quando há a abordagem em Cuidados Paliativos, o manual foi elaborado com objetivo de auxiliar profissionais de saúde que trabalham com pacientes nessa faixa etária. O material é gratuito, está disponível no site da ANCP e pode ser acessado clicando aqui.

Graças a iniciativa do comitê de Dor, a ANCP lançou a cartilha “Tratando a dor – medicamentos opioides”. Feito pelos membros do comitê, o material tem objetivo de promover conhecimento entre pacientes e cuidadores sobre a importância do controle adequado da dor, principalmente em casos de dor moderada a forte. Elaborado com layout e linguagem acessível reunindo um compilado de 30 questões envolvendo o uso de opioides. O material gratuito está disponível no site da ANCP e pode ser acessado clicando aqui.

E com objetivo de disponibilizar mais um meio de comunicação sobre Cuidados Paliativos, Comitê o de Inovação deu início ao PalliCast o PodCast da ANCP. O podcast busca tornar as informações sobre esse cuidado mais acessíveis tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde. O lançamento foi realizado no Dia Mundial de Cuidados Paliativos, com a gravação do 1ºepisódio sobre o tema da campanha deste ano “Meu Cuidado, Meu Direito“, com a participação do médico e presidente da ANCP André Junqueira e da presidente do Instituto Oncoguia Luciana Holtz. Os episódios são lançados quinzenalmente e para ouvir basta fazer o download do episódio no site da ANCP em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, os episódios também estarão disponíveis nas principais plataformas de podcast, como SPOTIFY, DEEZER, POCKET CAST, PODCAST ADDICT, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS e CASTBOX.

 

Planos para o Futuro

Com base nas experiências vivenciadas durante as atividades realizadas em 2019, a diretoria nacional da ANCP almeja em 2020 seguir com a consolidação de projetos. Entre eles o lançamento do Atlas dos Cuidados Paliativos, com informações sobre a atual situação dos Cuidados Paliativos no país, a primeira edição do Observatório Nacional da ANCP, elaborado com base no trabalho desenvolvido pelos comitês, a 3ª e nova edição do Manual de Cuidados Paliativos da ANCP, resultado da colaboração de renomados especialistas do país, e a realização do VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, que ocorrerá na cidade de Curitiba entre os dias 04 e 07 de  Novembro/2020.

Com o tema “De onde viemos e para onde vamos?” que procura analisar as experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas em Cuidados Paliativos e novas propostas para um acesso universal e de qualidade, ressaltando especialmente experiências em educação e o seu poder transformador. A novidade desta edição é a realização do I Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos Pediátricos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.congressopaliativo.com.br/.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg