ANCP Lança 1ºEdição do Observatório Anual

Lives e Webnars ANCP
calendar
14 de outubro de 2021

ANCP Lança 1ºEdição do Observatório Anual

Após muito planejamento, dedicação e colaboração de diversos comitês e profissionais, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lança a 1ª edição Do Observatório Anual ANCP (2018-2020). Documento contém dados e informações essenciais para entender e aprimorar os serviços de todos envolvidos com os Cuidados Paliativos no Brasil. O documento é um trabalho que será constantemente atualizado, com novas edições ao passar dos anos, explicitando ações e ideias que norteiam a busca pelo tratamento digno a todas as pessoas.

Pluralidade e coletivismo

A pluralidade é uma característica que marca a 1ª edição do Observatório. Para Rudval Souza, vice-presidente da ANCP – gestão 2021 e 2022, o maior legado do Observatório é a comprovação que o trabalho colaborativo é primordial para a melhoria do cenário atual dos CP. “Os comitês contribuem em todos os lados do conhecimento e fortalecem as discussões multiprofissionais, principalmente no SUS, nas esferas primária, secundária e terciária”. Membro da coordenação geral dos comitês da ANCP de 2018 a 2020, Erika Lara, reafirma essa visão. “A proposta é reunir o maior número de pessoas de diversas formações e expertises para gerar o Observatório. Foi gratificante ver que há muita gente interessada em contribuir com suas potencialidades.”

Anos de planejamento e gratidão

Douglas Crispim, atual presidente da ANCP, ressalta que o documento é resultado de muitos anos de empenho e aprendizagem. “Desde que começaram os trabalhos dos comitês, tivemos a ideia de trazer um regimento para regularmos a forma de trabalho; para que aquilo que fosse produzido, fosse sistematizado” explica. Ele diz que o Observatório é importante para exaltar e reconhecer os trabalhos do passado, além de servir como alicerce para os profissionais do futuro. “Quando se faz isso, é preciso ter um registro histórico do que foi feito e quem são as pessoas que estavam lá. Para quem está chegando agora, esse registro é importante, pois essas pessoas contribuíram com a história dos CP no Brasil”, detalha Crispim.

Membro da coordenação geral dos comitês da ANCP de 2018 a 2020, Thaís Gonçalo se revela grata e satisfeita pelo trabalho desenvolvido. “Desejo muita força para que esse trabalho possa continuar, porque ele é muito potente para entregar o que a gente acredita, que é o cuidado digno a todas as pessoas, independente de classe social, de serviço público, privado ou nível de assistência. É para que todos possam ter acesso ao cuidado digno até o fim de sua vida.”

Assista ao lançamento da 1ª edição do Observatório Anual da ANCP (2018-2020):

O documento completo pode ser acessado abaixo:

[gview file=”https://api-wordpress.paliativo.org.br/wp-content/uploads/2021/10/ObservatorioAnual_ANCP-site.pdf”]


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg