Artigo destaca a importância dos Cuidados Paliativos durante a pandemia

Lives e Webnars ANCP
calendar
9 de março de 2022

Artigo destaca a importância dos Cuidados Paliativos durante a pandemia

Clique e acesse

Publicado na revista digital Interface (Botucatu), o artigo aborda diversas características dos cuidados paliativos em todo o mundo, delineando e esclarecendo sobre sua definição, prática, evolução e implementação nos sistemas de saúde, inclusive no Brasil, visando atender com a maior abrangência possível a todos aqueles que necessitam de atenção especial devido a doenças progressivas como a Covid-19.

No artigo, os autores Érika Fernandes Tritany, Breno Augusto Bormann de Souza Filho e Paulo Eduardo Xavier de Mendonça jogam luz a temas como o processo de reabilitação nos Cuidados Paliativos e a gestão do luto. “O reconhecimento, a avaliação e o gerenciamento de sintomas de Covid-19, ou outras condições, é imprescindível. Ainda que existam especificidades de cada área profissional, todos que atuam devem ser capazes de identificar sintomas e conhecer técnicas básicas de manejo e/ou seus encaminhamentos. Assim, escuta, apoio e orientação aos familiares são inerentes.

Ainda no material, há também destaque para a necessidade de que os Cuidados Paliativos sejam adotados de forma transversal e por equipes multidisciplinares, assim como a importância de que a prática faça parte da formação profissional em saúde.

O artigo pode ser lido na integra em: https://www.scielo.br/j/icse/a/KzYVJwppxwW4HFfBSgrjwWJ/abstract/?lang=pt


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg