Câncer de Mama e Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
19 de outubro de 2018

Câncer de Mama e Cuidados Paliativos

É assustador receber o diagnóstico de câncer de mama. De uma hora para a outra, o mundo da pessoa está de cabeça para baixo, se torna paciente, e sua rotina muda. É preenchida por consultas médicas, sendo tomada pelo tratamento envolvendo diversos procedimentos como cirurgia, quimioterapia e radiação. E no meio disso tudo o paciente precisa tomar decisões sobre sua saúde, seu futuro e sua família, e ainda muito provavelmente, tendo que lidar com a dor física, sintomas como náusea, fadiga e ansiedade.

É nesse momento que os Cuidados Paliativos (CP) podem ajudar. Realizados por uma equipe multiprofissional, este atendimento é especializado no alívio da dor, de sintomas e do estresse causado por doenças graves. Todo atendimento é feito com objetivo de melhorar a qualidade de vida para o paciente e sua família. Ele pode ser prestado para pacientes em qualquer idade e fase da doença, juntamente com o tratamento.

A equipe de especialistas em câncer de mama atuam no tratamento da doença, porém ela é uma parte da luta que toma conta da vida do paciente. Quando uma equipe de CP trabalha em parceria com os especialistas em câncer de mama, os pacientes experimentam sintomas reduzidos, melhor comunicação e cuidados psicológicos e espirituais, além disso eles também têm alguém para ajudá-los a planejar o futuro. Assim com os sintomas controlados, os pacientes podem voltar às atividades diárias.

As equipes de CP também fornecem apoio para os familiares que sofrem de angústia, e quando eles são amparados por especialistas em CP, se sentem mais capazes de oferecer apoio aos seus entes queridos. Se você ou um ente querido precisa de Cuidados Paliativos, peça ao seu médico uma referência, ou consulte o Mapa de Equipes de Cuidados Paliativos, disponível no site da ANCP: https://paliativo.org.br/cuidados-paliativos/onde

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama#cuidado-paliativo


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg