Carta de Praga: Cuidados paliativos – um direito humano. Conheça mais esta iniciativa!

Lives e Webnars ANCP
calendar
17 de janeiro de 2013

Carta de Praga: Cuidados paliativos – um direito humano. Conheça mais esta iniciativa!

Carta de Praga: Cuidados paliativos – um direito humano

Assine o abaixo-assinado!

O acesso a Cuidados Paliativos é uma obrigação legal, reconhecida pelas convenções da Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar disto, os governos de muitos países do mundo – incluindo o do Brasil – ainda não tomaram medidas para assegurar que o acesso a Cuidados Paliativos seja universal.

Em muitos países, Cuidados Paliativos só existem em ações isoladas e restritas. Assim, milhões de pessoas portadoras de doenças crônicas e incuráveis, muitas em estado de terminalidade, agonizam de dor e outros sintomas que podem facilmente ser amenizados, desde que atendidos por uma equipe multiprofissional capacitada.

A falta de políticas governamentais que promovam uma assistência paliativa a todos os seus cidadãos pode ser considerada como um ato cruel, desumano e degradante. Os Cuidados Paliativos aliviam e previnem o sofrimento de maneira eficaz e a um custo relativamente baixo.

É por isso que a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia a Carta de Praga: Cuidados Paliativos – um direito humano. Trata-se de um abaixo-assinado organizado pela European Association for Palliative Care (EAPC), pela International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC), pela Worldwide Palliative Care Alliance (WPCA) e pela Human Rights Watch (HRW).

Nós da ANCP solicitamos a todos os nossos associados e amigos que assinem este abaixo-assinado. Seu objetivo é fazer com que os Cuidados Paliativos sejam reconhecidos como um direito humano pelos estados membros da ONU.

O texto da Carta de Praga, traduzido para o português, pode ser lido em:

www.paliativo.org.br/bibliotecavirtual

http://www.eapcnet.eu/Themes/Policy/PragueCharter.aspx

Para assinar a petição, visite o link:

http://www.avaaz.org/en/petition/The_Prague_Charter_Relieving_suffering

Assine, divulgue, participe!

Abraços paliAtivistas,

Equipe da ANCP


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg