15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
O Comitê de Pós-graduações e Residências Médicas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lança consulta pública acerca do estabelecimento da Matriz de Competências de Medicina Paliativa. A frente do projeto está o médico e coordenador do GT de Pós Graduações do Comitê de Pós-graduações e Residências Médicas da ANCP, Ricardo Tavares de Carvalho e a médica e membro do mesmo comitê, Alessandra Teixeira Cassis. O objetivo é validar o que foi decidido durante a elaboração da Matriz Piloto por meio de respostas a questões ligadas fortemente com a medicina paliativa e suas particularidades.
A criação de uma Matriz de Competências que norteie o ensino médico em nível de residência médica para a Medicina Paliativa no Brasil ganhou maior importância com a aprovação, em 02 de maio de 2022, pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), da Matriz de Competências de Programas de Residência Médica para a Área de Atuação em Medicina Paliativa no Brasil. Esta Matriz não contou com a participação dos coordenadores de residência médica do país.
Diante deste contexto, foi elaborada a Matriz de Competências em Cuidados Paliativos, de acordo com a Metodologia Delphi, seguindo o que já foi publicado por outras sociedades de especialidade. Esta metodologia permite reunir um conjunto de opiniões de especialistas separados geograficamente, levando a resultados densos sobre temáticas complexas e abrangentes (Facione, 1990). As matrizes de competências seguem o modelo de áreas de temáticas com as suas respectivas competências: pré-requisitos, essenciais, desejáveis e avançadas.
A primeira etapa do processo, de acordo com a Metodologia Delphi, foi a criação de uma Matriz Piloto, que contou com a participação de cinco especialistas em ensino em Cuidados Paliativos, um de cada região do país. Esta Matriz Piloto foi finalizada com 11 áreas temáticas, com as suas respectivas competências: essenciais, desejáveis e avançadas, uma vez que, estes cinco especialistas definiram que as competências pré-requisitos são aquelas que os residentes trazem de suas áreas de origem, ou seja, antes de ingressar na residência de Medicina Paliativa.
Após isto, todos os coordenadores dos programas de Residência de Medicina Paliativa do Brasil foram convidados, em dois momentos, a opinar sobre o resultado da Matriz Piloto, modificando, agregando ou retirando itens pré-definidos pelos cinco especialistas iniciais.
O resultado deste método processual está agora sendo disponibilizado no site da ANCP para consulta pública, no qual, você, profissional de Medicina Paliativa, poderá contribuir. A Matriz conta com 11 áreas temáticas e suas competências: essenciais, desejáveis e avançadas:
Este material ficará disponível para esta consulta pública, no site da ANCP, até o dia 31 de janeiro de 2023, e pode ser acessado abaixo. Após esta data, as sugestões serão compiladas e resultarão em um documento final que será amplamente divulgado.
Não deixe de participar e colabore com a evolução dos cuidados Paliativos no Brasil!
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!