15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Dentro do Hospital Ipiranga – Unidade de Gestão Assistencial II (UGA II) uma pequena e competente equipe desenvolve as práticas de Cuidados Paliativos para mais de 20 pacientes e familiares todos os meses, levando conforto e dignidade a todos.
Eliane Nascimento, nutricionista e uma das integrantes da Comissão de Cuidados Paliativos, diz que o projeto para a criação do grupo teve início em 2013. “O início oficial se deu em 2015”, explica. “A Comissão atuou inicialmente em uma clínica médica como consultora, não assumindo o paciente na íntegra. O papel da Comissão é divulgar e orientar os profissionais da assistência direta”, detalha Eliane.
Após 8 anos de sua criação, a Comissão conta com hoje com fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, psicólogo, assistente social, farmacêutico e médico. Porém, os desafios enfrentados pela equipe são muito similares aos obstáculos no caminho de outros paliativistas. “Há falta de recursos, capacitação dos profissionais extra comissão, falta de profissionais capacitados exclusivos para os Cuidados Paliativos”, finaliza a nutricionista.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!