Comissão de treinamento em medicina paliativa da SBA lança livro Dor e Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
3 de maio de 2018

Comissão de treinamento em medicina paliativa da SBA lança livro Dor e Cuidados Paliativos

Criada no final da 2015, após existir durante três anos como temporária, a Comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) iniciou um plano de informação e sensibilização dos anestesiologistas para os Cuidados Paliativos, o primeiro resultado dessas ações é o livro “Dor de Cuidados Paliativos” lançado durante o COPA 2018 – Congresso Paulista de Anestesiologia, e que contou com a contribuição  de associados e diretores da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) em sua elaboração.

A Comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA, assim como todas as comissões da sociedade, é compostas por três membros que são eleitos em uma assembleia de representantes que acontece em todo o Congresso Nacional da SBA e a cada ano um membro precisa ser renovado.”É importante registrar que só faz parte desta comissão quem tem a certificação na área de atuação em medicina paliativa e quem tem serviços credenciados pela SBA, ou seja, de alguma maneira participa da gestão de serviço de cuidado paliativo, no momento em que eu não fizer mais parte da comissão o novo membro que for eleito deverá seguir esses pré-requisitos”, explica Inês Tavares Vale e Melo, médica e presidente da comissão.

A partir da esquerda: Mauro Pereira de Azevedo, presidente da comissão de Treinamento e Terapêutica da Dor da SBA, Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, secretaria da comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA e membro do comitê de Dor da ANCP, Inês Tavares Vale Melo, presidente da comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA e membro do comitê de Dor da ANCP e Guilherme Antônio Moreira de Barros, membro da comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA e membro da ANCP

Para a médica Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, secretária da comissão, sua existência se faz necessária, pois a medicina paliativa é uma área de atuação da especialidade de anestesiologia. “No primeiro exame de suficiência em Medicina Paliativa, realizado em 2012, mais da metade dos colegas que foram habilitados eram anestesistas. Desde este momento iniciou-se a comissão temporária, então nós temos massa crítica e pessoas interessadas, e isso é uma das motivações para a criação de uma comissão permanente, explica Mirlane Guimarães de Melo Cardoso.

 

Completa a comissão o médico Guilherme Antonio Moreira de Barros, que assim como as demais integrantes, são associados a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), tem participação no comitê de dor da ANCP, e contribuíram na elaboração do livro “Dor e Cuidados Paliativos”.

 

Resultado de proposta apresentada no último Congresso Brasileiro de Anestesiologia, o livro “Dor e Cuidados Paliativos”, segundo Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, uma dos editores, foi elaborado com o intuito de começar a difundir informações na Sociedade Brasileira de Anestesiologia sobre Cuidados Paliativos. “Temos colegas na sociedade para os quais precisamos difundir informações, pois a diretoria científica representada pelo Dr. Rogean Rodrigues Nunes, é muito preocupada com a questão da educação continuada e com a qualificação e atualização dos colegas anestesistas. Tivemos a oportunidade de lançar o livro só no Congresso Brasileiro da SBA, mas optamos por fazer durante o COPA/JASB 2018 exatamente por ter uma grande quantidade de médicos residentes, uma população jovem que precisa também entender um pouco sobre essa área de atuação, motivo pelo qual todos os participantes do congresso receberam um exemplar”, explica Mirlane.

 

O livro está dividido em duas partes, a primeira trata de temas relacionados a Dor, desenvolvida pela Comissão de Treinamento e Terapêutica da Dor da SBA, tendo a frente o médico Mauro Pereira de Azevedo, igualmente editor do livreo. “É importante dizer que também temos trabalhando essa integração nas Ligas Acadêmicas de Anestesiologia, aliando o tratamento de dor e de cuidados paliativos”, explica Mauro Pereira de Azevedo. E a segunda parte do livro, trata da Medicina Paliativa. “São assuntos complementares, que não brigam entre si, e conclui-se em um livro muito bom de fácil leitura atualizando sobre temas principalmente polêmicos relacionados a medicina paliativa, mas que também primam pela rotina do dia a dia dos profissionais”, explica Mirlane.

 

A partir da esquerda: Rogean Rodrigues Nunes, diretor do departamento Científico da SBA, Sérgio Luiz do Logar Mattos, presidente da SBA, Inês Tavares Vale Melo, presidente da comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA e membro do comitê de Dor da ANCP, Guilherme Antônio Moreira de Barros, membro da comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA e membro da ANCP e Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, secretaria da comissão de Treinamento em Medicina Paliativa da SBA e membro do comitê de Dor da ANCP.

Segundo Inês Tavares Vale e Melo, além de trazer informações sobre o tema, o livro também pode despertar nos anestesiologistas o interesse pela área de atuação. Além das contribuições de especialistas da SBA, o livro também conta com a participação do vice-presidente da ANCP, André Filipe Junqueira dos Santos, na elaboração de um dos capítulos. “Achamos super importante essa integração e nos sentimos muito felizes com aceitação do convite feito ao Dr. André para dividir comigo um capítulo”, diz Mirlane.

 

O médico Guilherme Antonio Moreira de Barros, expressou sua satisfação com atual visão da ANCP, “diferentes especialistas em suas áreas, mas que tem essa interface com os cuidados paliativos, podem e devem somar esforços para que haja um desenvolvimento da área no país, é isso que nós queremos e que nos deixa feliz com atual visão da ANCP. O que o anestesiologista habilitado em medicina paliativa oferece aos seus pacientes, é algo muito importante para a sociedade”, diz Guilherme.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg