15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
O Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) dá início a pesquisa com os profissionais de Psicologia que atuam em equipes de Cuidados Paliativos em todo o país. O objetivo é apresentar, por meio de dados e números atualizados, quais são as experiências e os desafios que a área encontra durante seu trabalho. A pesquisa se dará por meio do questionário on-line que irá avaliar diversas particularidades dos especialistas e os obstáculos que são encontrados durante os atendimentos.
Segundo Daniela Achette, coordenadora do Comitê de Psicologia da ANCP, os dados obtidos farão parte da elaboração de novos projetos. “Nosso objetivo é conhecer mais sobre a atuação dos profissionais da psicologia que atuam na área de Cuidados Paliativos. Essas informações ajudarão a mapearmos aspectos de formação, estrutura de atuação e modelos assistenciais que vem sendo praticados. Além disso, auxiliarão na construção de projetos que serão propostos pelo Comitê de Psicologia da ANCP nos grupos de trabalho de ensino e pesquisa, comunicação e relações interinstitucionais”, explicou.
A Psicologia cumpre um papel primordial no Cuidado Paliativo, identificando e atendendo às necessidades de pacientes que enfrentam doenças graves e ameaçadoras à vida, assim como seus familiares em momentos de grande fragilidade, principalmente por se tratar de uma condição que altera as expectativas de vida, lidando com notícias difíceis, perda da autonomia e o enfrentando da dor e sintomas incapacitantes.
O questionário pode ser respondido abaixo:
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!