15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Com objetivo de pontuar, classificar e ranquear os países na qualidade do atendimento dos cuidados de fim de vida, pesquisa realizada com especialistas de diversos países incluindo o Brasil, e publicada no The Journal of Pain and Symptom Management avaliou o desempenho de suas nações usando um novo algoritmo de pontuação em 13 indicadores-chave. Os resultados foram combinados com pesos de preferência de cuidador de pacientes falecidos recentemente e então convertidas em notas e uma classificação foi criada para todos os países incluídos.
A amostra final incluiu respostas de 181 especialistas representando 81 países com relatórios de 2 ou mais especialistas. Os resultados destacam as grandes disparidades nas avaliações da qualidade do atendimento dos cuidados de fim de vida entre os países, e especialmente entre os países de renda mais alta.
O artigo pode ser lido na integra pelo link: https://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924(21)00673-4/fulltext?mc_cid=9cefe01b6b&mc_eid=2b2fb9343c
Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), junto a diversos especialistas estão trabalhando em um editorial com objetivo de analisar a metodologia usada na pesquisa e em breve lançará esse material em seus canais.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!