Congresso fecha com saldo positivo

Lives e Webnars ANCP
calendar
8 de dezembro de 2008

Congresso fecha com saldo positivo

O III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos fechou com saldo positivo, no último sábado, 29 de novembro. Além do número de inscritos ter superado as expectativas, palestras e debates foram oportunos e levantaram questões importantes para a área.

Ficou claro que é necessário um trabalho mais intenso com outros segmentos da sociedade, como o poder judiciário, para que a mensagem dos Cuidados Paliativos seja entendida, divulgada e regularizada.

Além disso, ficou claro também que o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil está acontecendo de forma desigual. “Há centros de primeiro nível em todos os lugares do Brasil”, disse a Dra. Maria Goretti Salles Maciel, atual presidente da Academia. “Contudo”, completou, “ainda é necessário muito trabalho para que outros centros também atinjam os mesmos níveis de qualidade e excelência. O trabalho da ANCP também passará por regularizar essas distorções, elevar e padronizar o nível de assistência em nosso país”.

Não é à toa que a nova presidente da ANCP, a Dra. Sílvia Barbosa, eleita na sexta-feira, dia 28 de novembro, foi enfática ao dizer que seu principal trabalho – durante o biênio 2009/2010 – será “educação”.

Para o IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, que acontecerá em São Paulo, entre os dia 6 e 9 de outubro de 2010, a Dra. Goretti leva reflexões e aprendizados. “Ficou claro que precisamos focar em pesquisa e em informações metodológicas e científicas. Todos os assuntos são importantes, mas a pesquisa séria, a atualização e o aprendizado devem ser o foco do próximo congresso”.

A expectativa é reunir 2.000 paliativistas em 2010.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg