Cuidado Paliativo integrado a rede de atenção

Lives e Webnars ANCP
calendar
15 de abril de 2019

Cuidado Paliativo integrado a rede de atenção

Em Pelotas, as redes de atenção à saúde começaram em 2010 para levar mais saúde e mais ofertas de serviços estruturados. A cidade possui as linhas de cuidado nas redes cegonhas, doenças crônicas, redes de urgência e emergência e na atenção psicossocial. O Cuidado Paliativo e a atenção domiciliar permeia todas as redes e linhas de cuidado. Segundo a médica intensivista e paliativista Julieta Fripp, a cidade é referência para 25 municípios da região, que corresponde a mais de um milhão de habitantes.

“A nossa experiência junto com outras no país levou o Ministério da Saúde a construir a política pública da atenção domiciliar, que é materializada por meio do programa Melhor em Casa. É um cenário que veio qualificar muito o cuidado em todas as linhas e redes de atenção”, destacou Julieta Fripp. A atenção domiciliar foi o carro-chefe para o início do trabalho de Cuidado Paliativo.

A especialista explicou que o Programa de Integração Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) foi o grande motivador para a equipe construir ainda mais outros cenários de Cuidados Paliativos. “O PIDI foi instituído em 2005. A partir daí começamos a falar de Cuidado Paliativo para dentro e para fora da universidade e do hospital, levando para a comunidade e para a academia a importância desse tema”, comentou a médica.

Em 2015, o trabalho foi levado para dentro do hospital. O objetivo é aliviar o sofrimento e paliar a dor total do paciente. No Hospital Escola UFPEL, o paciente tem acesso a atividades variadas, como musicoterapia, pet terapia e dança, com a ajuda da comunidade e de voluntários. No hospital tem cursos, uma liga de cuidados paliativos e uma disciplina na universidade. Segundo Julieta, o grande desafio atual é a pesquisa para produção de material científico.

Julieta Fripp, é médica intensivista com área de atuação em Cuidados Paliativos e responsável pela implantação do cenário de atenção domiciliar no SUS de Pelotas. E esteve entre os palestrantes nacionais do VII Congresso Internacional Cuidados Paliativos da ANCP, realizado entre os dias 21 e 24 de novembro de 2018.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg