24 de março de 2025
São Paulo sediará o principal ev...
A cidade de São Paulo tem a honra de sediar, entre os dias 11 e 14 de março de 2026, o XI Congresso Brasileiro de Cuidad...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma atualização em seu “Manual operacional sobre cuidados e apoio à tuberculose”, incluindo – pela primeira vez – os Cuidados Paliativos entre as práticas indicadas para o tratamento e atendimentos aos acometidos pela doença. Também foram inseridas diretrizes a respeito de implementação sobre educação em saúde, aconselhamento, apoio social, opções de administração de tratamento e tecnologias digitais de adesão.
Os Cuidados Paliativos receberam destaque nessa atualização do manual, com um capítulo dedicado exclusivamente à prática. Nele, a OMS explica os conceitos do que são os Cuidados Paliativos, a importância do atendimento para pacientes com tuberculose, o planejamento de cuidados, entre outros assuntos.
Segundo Tereza Kasaeva, diretora do Programa Global de Tuberculose (TB) da OMS, a atualização no manual evidencia a necessidade de colocar o paciente no centro do combate à doença. “Esta nova orientação da OMS coloca as pessoas com tuberculose no centro da resposta e representa um importante passo em frente para garantir que todos os necessitados alcancem o mais alto padrão de atendimento. É vital que todas as pessoas que sofrem de TB recebam cuidados e apoio adequados ao longo de seu caminho para a cura, para permitir que concluam seu tratamento e tenham resultados positivos”, explica Kasaeva.
O documento completo, em inglês, pode ser acessando clicando aqui.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!