15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Uma parceria entre a ANCP e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) deu origem ao Comitê Permanente de Cuidados Paliativos na Atenção Primária. O grupo, criado em meados de junho, pretende discutir e divulgar as bases dos cuidados paliativos na atenção primária à saúde.
Segundo a presidente da ANCP Maria Goretti Maciel, as conversas tiveram início em 2013, no V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, em Porto de Galinhas (PE). Para o evento foram convidadas todas as sociedades relacionadas a área de atuação da medicina paliativa para uma maior proximidade. “A identificação com a medicina de família é grande. Ambos acreditamos que os Cuidados Paliativos devem ter inicio na atenção primária à saúde”, lembra a presidente.
A comissão contará com um pequeno núcleo de organização, mas pretende ser aberta a todos os interessados na prática. Os encontros acontecerão nos eventos oficiais da ANCP e da SBMFC – o próximo está previsto para ser realizado em Pelotas, por ocasião do II Congresso Mercosul de Cuidados Paliativos. “O mais bonito é o espírito de colaboração e a convergência entre as duas entidades. O desejo é único: fazer valer o Cuidado Paliativo no Brasil desde a base ate o nível mais complexo da atenção”, completa Goretti.
A primeira ação dessa parceria é a campanha “3 Meses sobre Cuidados Paliativos”, que teve início ontem (10) e convida todos para ver experiências de vida e opiniões de profissionais do mundo todo sobre cuidados paliativos. Para ver o teaser da campanha, clique aqui.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!