Cuidados Paliativos na Prática Pediátrica

Lives e Webnars ANCP
calendar
18 de março de 2019

Cuidados Paliativos na Prática Pediátrica

O livro “Cuidados Paliativos na Prática Pediátrica” que conta com a coordenação de Sílvia Maria de Macedo Barbosa, Ivete Zoboli e Simone Brasil O. Iglesias, e com colaboração de diversos especialistas, entre eles associados à Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), como Esther Angélica Luiz Ferreira, atual tesoureira da ANCP. Foi elaborado com o objetivo de contribuir no aprendizado do cuidado integral humanizado e de qualidade às crianças, aos adolescentes e suas famílias.

“Este livro está sendo lançado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, porque precisamos ensinar os pediatras que não fazem Cuidados Paliativos alguns conceitos e coisas práticas para o dia a dia, pois todo mundo precisa entender um pouco de Cuidados Paliativos. Não precisa ter a expertise, mas precisa entender, ter a intenção paliativa, e o tratamento de sintomas e fundamental”, explica Sílvia Maria de Macedo Barbosa, presidente do departamento Científico de Cuidados Paliativos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), associada e um dos membros fundadores da ANCP, e uma das coordenadoras da obra.

Em suas 432 páginas, a obra trata de questões que envolvem desde a definição e princípios do Cuidado Paliativo Pediátrico, passando pela comunicação à família, a atuação em situações específicas em Pediatria, até a assistência ao final da vida e o luto das famílias. “Tomamos o cuidado de colocar casos clínicos e um bulário pediátrico que também é um diferencial, para ajudar no atendimento”, pontuou a paliativista. Segundo Silvia Barbosa além de toda atenção dedicada ao conteúdo, houve também um grande esmero para a elaboração de sua capa, representando a cor da espiritualidade. E explicou também que tomou-se o cuidado de ter entre os participantes na concepção do livro, especialistas do Estado de São Paulo ligados à pediatria mantendo a regionalidade.

“Acho que é um livro importante, porque há pouca literatura brasileira sobre Cuidados Paliativos Pediátricos. Então observamos essa necessidade, faltava essa literatura e resolvemos cooperar dessa forma”, destacou Silvia Barbosa.

O lançamento do livro “Cuidados Paliativos na Prática Pediátrica” ocorrerá no 15ª Congresso Paulista de Pediatria, dia 24/03/2019 a partir das 10h estande da SPSP.

Para mais informações acesse:  www.atheneu.com.br


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg