15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Realizada virtualmente no último dia 1 de outubro, uma importante Audiência Pública Extraordinária requerida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pode ter representado um ponto de virada para a alteração da diretriz curricular dos estudantes de medicina. Os convidados da audiência expuseram a relevância do fomento aos estudos e à disciplina voltada aos Cuidados Paliativos dentro das universidades.
Ana Cláudia Quintana Arantes, médica geriatra especialista em cuidados paliativos, enfatizou a necessidade de apoio para que a dignidade da vida fosse uma experiência ao alcance de todos. “Esperamos poder levar o conhecimento a todos que desejam aprender. Todos os seres humanos merecem esse espaço de escuta e de acolhimento e, principalmente, do alívio do sofrimento”.
Para Franciane Campos, advogada mestranda em bioética e associada à Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o saldo da audiência pública foi positivo. “Ela nos trouxe o resultado do comprometimento político e social. O Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC) compreendeu a necessidade e a urgência do ensino da disciplina de Cuidados Paliativos”. A advogada vai além: “Acredito que, muito em breve, essa inserção acontecerá em todas as graduações dos cursos da saúde”.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!