4 de novembro de 2024
ANCP na Rede Minas
O programa Opinião Minas (Rede Minas) do dia 04/11 abordou o panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil e no mundo, com ...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem continua a escrevê-los marcaram na quinta-feira, 14 de novembro, a plenária de abertura do X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), em Fortaleza (CE), entre os dias 13 e 16 de novembro.
A entidade representativa dos Cuidados Paliativos no país reuniu mais de 2.200 pessoas no Centro de Eventos do Ceará, entre autoridades, convidados, palestrantes e participantes. O evento começou de forma emblemática, com o discurso da Dra. Inês Melo, membro fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (2005) e integrante da Comissão Local. Ela externou a alegria de ver na dimensão do evento refletida a importância que a ciência vem conquistando e que todo o esforço valeu a pena.
Em sua décima edição, o Congresso celebrou também um marco histórico: a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024), que inova ao contemplar importantes ações, dentre elas, a criação de equipes matriciais e assistenciais em todo o território nacional, a capacitação de profissionais de saúde em cuidados paliativos, principalmente na atenção primária, e a melhoria do acesso a medicamentos por quem necessita de cuidados paliativos.
A PNCP foi destacada pela Dra. Mariana Borges Dias, médica e coordenadora geral de Atenção Domiciliar e da pauta de Cuidados Paliativos no Ministério da Saúde, como o resultado da perseverança por décadas de profissionais que se envolveram na missão de valorizar os cuidados paliativos e que serão essenciais para fazer a política funcionar e beneficiar quem precisa em todo o país.
O presidente da ANCP, Dr. Rodrigo Kappel Castilho, cumprimentou todos os presentes, em especial os membros da Diretoria, da Comissão Local e das Academias Estaduais, pelos dois anos de muito trabalho e conquistas. Agradeceu também os integrantes dos Conasens e Conass e cada pessoa, em cada município, que trabalhou para tornar a PNCP uma realidade e colaborou para essa construção.
Ao final da cerimônia, subiram ao palco os representantes de todas as Academias Estaduais de Cuidados Paliativos, dos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal, para comemorar juntos e cantar o Hino Nacional Brasileiro.
A plenária prosseguiu com as palestras do Dr. Rodrigo Kappel Castilho, sobre “PNCP: uma história de conquistas”; do médico canadense Allen Finley, que abordou “Sofrimento e dor em crianças: até onde é aceitável”; do Dr. Douglas Crispim, a respeito de projetos de Cuidados Paliativos em outros países; e da Dra. Paola Ospina, presidente da ALCP (Associação Latino-americana de Cuidados Paliativos), que mostrou os avanços dos Cuidados Paliativos na América-latina.
Foto: Marcos Rodrigo/Divulgação
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!