15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Portal Amapá Digital
Lidar com esse processo junto à família é uma das indicações da psicóloga Tais Fernandes
O cuidado paliativo é um modelo de tratamento voltado para o conforto e bem-estar de um paciente terminal. A equipe médica opta por este modelo quando já não há mais possibilidades de melhora do paciente.
De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o número de idosos nessas condições, com mais de 80 anos, era de 153 mil em 1950, passou para 4,2 milhões em 2020 e deve alcançar 28,2 milhões em 2.100. Entre os fatores que estão levando a isso, o estudo mostrou ser o envelhecimento mais acelerado no Brasil, comparado ao cenário global.
Contudo, olhando para outra visão, o idoso quando se depara com este momento de sua vida pode sofrer com a angústia de não saber o que está por vir e pelo medo que está sentindo por se ver nessa situação. Por isso, a Tais Fernandes, psicóloga do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, explica a importância dessa pessoa ser acolhida e passar por um acompanhamento feito por uma equipe multidisciplinar.
Leia a matéria na integra em: https://amapadigital.net/novo/novo/noticia_view.php?id_noticia=135524
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!