15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Portal Marcia Piovesan
Uma das principais características da dor aguda é em relação ao tempo, pois, de acordo com o médico e coordenador da equipe de controle da dor do Hospital Israelita Albert Einstein, George Miguel G. Freire, ela costuma ser limitada. É o tipo de dor comum em cirurgias, cortes, lesões e traumas, que dentro de algumas horas ou dias ela deve passar.
Função da dor aguda
Esse tipo de dor tem uma função fundamental para o nosso corpo: “a dor aguda tem um objetivo, uma função fisiológica de dizer que algo não está indo bem, que o organismo tem algo que está incomodando e que deve ser tratado”, esclarece George Miguel G. Freire.
Quais são as causas?
Segundo a enfermeira líder do grupo de dor do Hospital Santa Catarina, Carla Generoso, a causa da dor aguda é identificável, isto é, existe uma origem clara e tratável para esse tipo de problema. Entre as causas mais comuns de dor aguda estão as lesões traumáticas (contusões musculares), cólicas intestinais, a dismenorreia (cólicas menstruais), algumas cefaleias e as dores pós-operatórias ou relacionadas a infecções bacterianas (abscessos e furúnculos, otites, faringites etc.).
“É uma dor que vem associada a respostas mais rápidas e com outros estímulos, como aumento da pressão arterial, suor e apresenta uma função de alerta para o organismo”, ilustra o doutor em Medicina na área de dor e vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), João Batista Santos Garcia.
Leia a matéria na integra em: https://www.marciapiovesan.com.br/saude/entenda-o-que-e-dor-aguda-e-as-principais-causas
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!