Estudantes de enfermagem se sentem despreparados para cuidar de pacientes em final de vida, mostra estudo

Lives e Webnars ANCP
calendar
9 de setembro de 2014

Estudantes de enfermagem se sentem despreparados para cuidar de pacientes em final de vida, mostra estudo

Cientistas da Academia Sahlgrenska, na Suécia, entrevistaram 222 estudantes de enfermagem a respeito de seus pensamentos sobre como cuidar de pacientes terminais, suas ideias sobre como apoiar e dialogar com o paciente, e também sobre seus próprios sentimentos quando confrontados com pacientes terminais.

As entrevistas mostraram que, apesar de muitos alunos enxergarem a morte como parte natural da vida, muitos acham a ideia de morte assustadora e além da compreensão.

“A morte desperta sentimentos de impotência, insegurança e insuficiência na maioria dos estudantes de enfermagem. Alguns acham que é natural para falar sobre a morte, enquanto outros consideram que é a pior coisa que pode acontecer e têm dificuldade em lidar com a necessidade de falar sobre isso”, disse Susann Strang, cientista da Academia Sahlgrenska.

Muitos estudantes descreveram como eles não sabiam como responder às perguntas dos pacientes e procuravam mudar de assunto quando os pacientes traziam o assunto à tona. Ao mesmo tempo, uma grande parcela dos alunos consideram que é da responsabilidade dos enfermeiros parecer forte diante dos pacientes.

Strang acrescentou: “Nosso estudo mostra que os alunos têm um ideal de uma enfermeira competente e cuidado perfeito que difere significativamente da situação real. As questões a respeito de morte e morrer têm muito a ver com o próprio medo dos alunos e a falta de experiência. Ao mesmo tempo, eles exigem muito de si mesmos para ser bons cuidadores.

“Muitos esperam que isso vai se tornar mais fácil com o tempo, e que um dia eles vão ter a coragem necessária para cuidar de pacientes terminais e vão se envolver com eles. As escolas de enfermagem podem desempenhar um papel mais ativo aqui, identificando em um estágio inicial os estudantes que ficam muito ansiosos quando encontram e atendem pacientes terminais, e oferecendo a eles orientação, treinamento e apoio. ”

O artigo “O raciocínio de estudantes de enfermagem suecos sobre questões emocionalmente exigentes no atendimento aos pacientes terminais “será publicado no International Journal of Palliative Nursing. Para saber mais, clique aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg