I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia reuniu em Belo Horizonte mais de 330 participantes

Lives e Webnars ANCP
calendar
16 de setembro de 2019

I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia reuniu em Belo Horizonte mais de 330 participantes

I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia reuniu em Belo Horizonte mais de 330 participantes

presidente da ANCP, André Junqueira e presidente da SOTAMIG, Sarah Ananda

A capital mineira sediou no último final de semana o I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia, IV Simpósio Mineiro de Cuidados Paliativos e III Simpósio de Cuidados Paliativos em Pediatria, reunindo 332 participantes entre eles estudantes e profissionais atuantes e interessados em Cuidados Paliativos. “Minas mostrou o seu jeito de cuidar” destacou a presidente do evento e da Sociedade Mineira de Tanatologia (SOTAMIG) a médica paliativista Sarah Ananda.

Realizado entre os dias 12 a 14 de setembro de 2019 na Associação Médica de Minas Gerais pela SOTAMIG em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o evento teve início com a cerimônia de abertura feita pela médica Sarah Ananda que abordou o crescimento dos Cuidados Paliativos no estado de Minas Gerais, e contou com a participação do  presidente da ANCP, o médico paliativista André Junqueira, que na ocasião palestrou sobre “Decisão Compartilhada”. Encerrando a solenidade de abertura, a palestra “A Grande Virada” realizada pela jornalista e escritora Cris Guerra que também foi transmitida ao vivo via redes sociais, para assistir clique aqui.

Durante o congresso foram abordados diversos temas como Cuidado Paliativo na pediatria, Bioética na terminalidade, Luto, cuidado com a equipe entre outros assuntos, além da realização do I Encontro de Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos de Minas Gerais que reuniu vários acadêmicos de todo estado. Houve também apresentação do Panorama atual dos serviços de Cuidados Paliativos no Estado Mineiro, no qual encontrou-se em torno de 44 serviços e iniciativas no estado, sendo 19 na capital e 24 no interior, segundo os responsáveis pelo panorama um crescimento em torno de 30% no número de equipes em relação ao ano anterior.

Após as sessões de premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados no eventos, houve a entrega do 3º prêmio “Marco Tulio de Assis Figueiredo” destinado à psiquiatra Mariel da Gama Paturle, membro de grande notoriedade para a Sotamig. O prêmio foi entregue pessoalmente pela médica Graça Motta que compartilhou um pouco de sua história de vida e do Prof. Marco Tulio de Assis Figueiredo (in memoriam).

O evento foi encerrado com discurso da vice-presidente da SOTAMIG, a médica Daniela Charnizon, que também celebrou a recém conquista, a criação da Comissão de Cuidados Paliativos do COREN-MG, assinada no dia 13 de setembro, uma notória conquista para a enfermagem mineira. “Foram 3 dias de encontros regados com “Gotas de cultura”, envolvendo  a apresentação de diversos momentos de arte e música nos intervalos, além da participação de banda de rock composta por médicos mineiros que encontraram sua forma de auto cuidado através dessa arte, pontuou Sarah Ananda.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg