Instituto Paliar e Centro Universitário São Camilo lançam a primeira Pós-Graduação em Medicina Paliativa de São Paulo

Lives e Webnars ANCP
calendar
30 de janeiro de 2013

Instituto Paliar e Centro Universitário São Camilo lançam a primeira Pós-Graduação em Medicina Paliativa de São Paulo

Curso de especialização atende às exigências legais da resolução CNE/CES nº 1/07, de 8 de junho de 2007

O Instituto Paliar e o Centro Universitário São Camilo anunciam que já estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Medicina Paliativa (lato sensu, para início em março de 2013), uma parceria inédita entre as duas entidades.

O curso destina-se a médicos graduados que tenham interesse em especializar-se em Medicina Paliativa, área de atuação reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2011. A carga horária é de 488 horas, distribuídas entre março e dezembro de 2013. As aulas serão ministradas no Campus Pompeia do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.

“Integramos toda a excelência e experiência do Instituto Paliar na área de Cuidados Paliativos com toda a qualidade e tradição do Centro Universitário São Camilo”, afirma a Dra. Dalva Yukie Matsumoto, diretora do Instituto Paliar. “Queremos oferecer aos nossos alunos uma formação completa e de alta relevância prática e acadêmica”, afirma.

Para o coordenador geral da Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário São Camilo, professor Clóvis Castelo Júnior, a parceria é o resultado de uma demanda crescente por médicos qualificados em Cuidados Paliativos. “Nosso objetivo é formar profissionais que possam atuar em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de assistência, e que sejam capazes de responder às principais demandas de pacientes, familiares e demais membros da equipe”, explica.

Os diretores do Instituto Paliar, incluindo também a Dra. Maria Goretti Sales Maciel e o Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, lideram a equipe de professores do novo curso de pós-graduação lato sensu. “Na cidade de São Paulo, até a presente data, não existe nenhum curso de especialização em Medicina Paliativa que obedeça a exigência do Ministério da Educação em número de horas/aula teórica”, informa a Dra. Maria Goretti.

“Estamos muito felizes por realizar este curso”, celebra o Dr. Ricardo Tavares. “A Medicina Paliativa e os Cuidados Paliativos são um campo do saber com um corpo próprio de conhecimento científico e teórico. É fundamental a todo profissional que queira atuar nesta área uma adequada formação e capacitação”, ressalta.

“Cuidados Paliativos são a mais adequada, digna e ética resposta a todos os pacientes portadores de doenças crônicas, incuráveis e que ameaçam as suas vidas. É uma assistência integral, que caracteriza-se pelo controle impecável dos sintomas, especialmente a dor, e pelo alívio do sofrimento psicossocial e espiritual”, descreve Roberto Veloso, pró-reitor administrativo do Centro Universitário São Camilo. “Este curso é a nossa contribuição para uma educação formal de qualidade em Cuidados Paliativos em nosso país e, ao mesmo tempo, é um estímulo para um novo paradigma na assistência à saúde, com foco na qualidade de vida do doente, dos familiares e dos cuidadores”, completa.

Informações Gerais

Nome do curso: Pós-Graduação em Medicina Paliativa

Realização: Instituto Paliar e Centro Universitário São Camilo

Carga Horária: 488 horas (368 horas presenciais e 120 horas para o TCC)

Calendário: de março a dezembro de 2013.

Público-alvo: médicos graduados até 2012

Local das aulas: Centro Universitário São Camilo -Campus Pompeia – Rua Raul Pompeia, 144 – São Paulo – SP

Inscrições e informações: com Regina Ramos e Elizabeth Caetano, Secretaria do Instituto Paliar: (11) 5051-0555 ou reginaramos@paliar.com.br ouelizabethcaetano@paliar.com.br

Fonte: Instituto Paliar


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg