Liga de Cuidados Paliativos estimula debate na Universidade Federal de São João Del-Rei

Lives e Webnars ANCP
calendar
28 de julho de 2014

Liga de Cuidados Paliativos estimula debate na Universidade Federal de São João Del-Rei

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia o trabalho das Ligas de Cuidados Paliativos, espalhadas pelas universidades Brasil afora. Por isso, procura divulgar as atividades desses grupos, de maneira a promover o intercâmbio de informações e experiências.

A seguir, uma breve entrevista com Marcella Duarte, acadêmica do sexto período de Medicina da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e vice-presidente da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) na mesma instituição.

Quando e por que a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFSJ foi criada?

A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFSJ (LACP-UFSJ) foi fundada no dia 21 de novembro de 2013 por acadêmicos do curso de Enfermagem, Farmácia e Medicina da universidade. Seu objetivo é estimular estudantes e profissionais da área de saúde e de outras especialidades a buscar conhecimento em torno dos Cuidados Paliativos, já que a nossa grade curricular aborda muito pouco esse assunto. Além disso, a Liga procura iniciar e propiciar o desenvolvimento da vivência teórico-prática aos alunos em graduação na área de Cuidados Paliativos.

Quais são as principais frentes de ação da LACP- UFSJ?

A Liga mantém reuniões quinzenais, nas quais são realizadas discussões sobre o assunto, além de aulas teóricas relacionadas ao tema. Aliado à Liga, temos um projeto de extensão em Cuidados Paliativos denominado Bem Cuidar, em que os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia visitam regularmente pacientes oncológicos em fase final de vida, internados no Hospital São João de Deus, com a finalidade de treinar os pacientes e familiares nos cuidados necessários para uma alta segura.

A Liga ainda tem como objetivo: promover cursos, simpósios, congressos, jornadas e encontros que contam com participação de alunos, professores, profissionais e outras Ligas, visando expandir o conhecimento adquirido. Um Encontro Interdisciplinar em Cuidados Paliativos foi realizado nesse primeiro semestre de 2014 e obteve bastante sucesso dentro da comunidade acadêmica. Além disso, uma de nossas metas é também divulgar, por meio de publicações em revistas científicas, os resultados alcançados pela Liga em pesquisas na área de Cuidados Paliativos.

Quantos profissionais são associados da Liga atualmente?

A LACP-UFSJ conta com 20 membros. São 5 acadêmicos do curso de Medicina, 5 de Enfermagem e 5 de Farmácia. Além disso, temos como colaboradores a psicóloga Christianne M. S. Bicalho e os enfermeiros Fabiana Castro de Faria e Leonardo Freitas. Contamos ainda com o orientador Alexandre Ernesto Silva e a co-orientadora Kátia Poles, ambos enfermeiros e docentes da UFSJ.

De que maneira as atividades promovidas pela Liga podem ajudar na formação mais humanizada e completa do profissional de saúde?

Principalmente pelo estudo teórico da filosofia dos Cuidados Paliativos e pela experiência no campo de prática com o Bem Cuidar, os membros da Liga têm a oportunidade de conviver com uma abordagem mais humanizada dos cuidados na área da saúde. E o papel que a Liga tem nessa questão é enorme, já que o paliativismo é muito pouco abordado dentro da graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia da UFSJ.

Houve um aumento no interesse sobre o tema “Cuidados Paliativos” desde o início das atividades da Liga?

O aumento do interesse foi notável, tanto por parte dos ligantes, que sempre levantam discussões e apresentam artigos científicos relevantes na área, quanto por parte da comunidade acadêmica, que, principalmente após o Encontro promovido pela Liga, vem ingressando nas diferentes atividades que abordam o paliativismo na UFSJ: a LACP, o Bem Cuidar e a Unidade Curricular de Cuidados Paliativos (disciplina optativa).

A Liga tem algum evento programado até o final do ano?

Para o segundo semestre de 2014 temos programadas apenas aulas abertas à comunidade acadêmica, em parceria com as Ligas de Nefrologia e de Clínica Médica da UFSJ. O nosso próximo grande evento está programado para o primeiro semestre de 2015, em que pretendemos organizar o I Simpósio em Cuidados Paliativos da UFSJ.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg