22 de maio de 2024
Webinar: Trajetórias compartilha...
O Comitê de Geriatria e Gerontologia, com o apoio do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos re...
No último sábado (4 de junho) a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), por meio do Comitê de Pediatria em Cuidados Paliativos, realizou o Webinar ANCP “Cuidados Paliativos em Pediatria” que reuniu vários especialistas na área e contou com a participação de dezenas de profissionais ligados ao tema para debater ideias e apresentar dados e informações importantes para fortalecer cada vez mais a pediatria paliativa.
O psicólogo Nichollas Martins Areco, Mestre e Doutor em Psicologia e membro do comitê fez a abertura do evento dando início as palestras. A médica Cintia Cruz Megale, pediatra especialista em terapia intensiva pediátrica, expôs os conceitos gerais dos Cuidados Paliativos pediátricos. Cintia trouxe dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que atestam que 21 milhões de crianças vivem com dores graves, todos os anos, entre outros números relativos à queda da mortalidade infantil em todo o mundo. A importância das equipes multiprofissionais e interdisciplinares também foi abordada, evidenciando o quão relevante elas são para oferecer o melhor cuidado possível a estes pacientes.
Logo após, foi a vez do médico Carlos Eduardo Jouan Guimarães, pediatra e pneumopediatra, que apresentou o método deliberativo como ferramenta na tomada de decisões e elaboração de um plano de cuidados avançados em pediatria. Dentro desse contexto, Carlos também falou sobre a importância da comunicação para que a família tenha total autonomia para tomar decisões a partir dos relatos da equipe médica. Seguindo na programação do Webinar, a médica pediatra Fabíola de Arruda Leite, trouxe à discussão a Elaboração de plano de Cuidados Avançados em Pediatria, de grande importância na execução dos trabalhos das equipes em Cuidados Paliativos nas diversas particularidades que enfrentam diariamente.
Na sequência, a pediatra e intensivista Leila Costa Volpon falou sobre Dor em Pediatria Crônica não oncológica, citando dados do Oxford Textbook of Pediatric Pain (2021), que 20% a 40% das crianças no mundo sofrem de dor crônica e correm grande risco de se tornarem adultos com dor crônica. Caminhando para o fim do evento, o Dr. Marcelo de Faria, pediatra e oncologista pediátrico, relatou sobre a dor na criança em tratamento oncológico, apresentando particularidades sobre o assunto, como o fato de que alguns fatores influenciam para dificultar a comunicação das famílias com as equipes, como o fato de sermos um país pobre, de o câncer na infância não ser uma doença homogênea e o estigma que ainda existe sobre a doença.
Ao fim do Webinar, o Nichollas Areco retornou para apresentar o tema “Binômio criança/adolescente e família no contexto dos Cuidados Paliativos”, explicitando as barreiras e desafios que devem ser compreendidos em relação às construções e aspectos familiares no contexto do paciente em cuidados paliativos. Nesse momento, ele também citou o lançamento da Cartilha de Cuidados Paliativos Pediátricos para Familiares e Pacientes da ANCP que nos próximos dias poderá ser acessado no site da instituição.
O Webinar ANCP “Cuidados Paliativos em Pediatria” está gravado e pode ser assistido pelo canal da instituição no YouTube clicando aqui.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!