15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Milhões de pacientes em todo o mundo sofrem com dores desnecessárias porque medicação simples e barata lhes é simplesmente negada.
Por causa disso, o Pallium India, a International Association for Hospice and Palliative Care (IAHCP) e a o Grupo de Estudos de Dor e Política de Medicamentos da Universidade de Winsconsin (EUA), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (WHO), lançaram nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, o Manifesto da Morfina.
O Manifesto foi assinado por institutos, fundações e organizações relacionadas ao câncer, dor e Cuidados Paliativos de todo o mundo.
O documento clama pelo fim na antiética prática de privilegiar a prescrição e o consumo de opioides e analgésicos de alto custo, em detrimento à morfina oral de baixo custo (Morphine Sulfate Immediate Release – MSIR).
O Manifesto também clama governos, instituições de saúde e a indústria farmacêutica que assegurem o acesso à morfina para pacientes que necessitam da droga a um custo que as pessoas e as comunidades possam pagar.
Os principais líderes do Manifesto da Morfina falaram da importância do anúncio:
Para o Dr. M.R. Rajagopal, presidente do Pallium India, “dor prolongada destrói a mente, o corpo e as famílias”. Ele afirmou ainda que “nós não podemos nos intitular uma sociedade ética se negamos alívio a quem tem dor e, pior do que isso, ainda apoiamos ganhos financeiros a partir do sofrimento ao impor remédios caros e inacessíveis à população”.
Já o Dr. Jim Cleary, diretor do Grupo de Dor e Política de Medicamentos da Universidade do Winsconsin, enfatizou que “o efetivo manejo da dor é um imperativo moral, uma responsabilidade profissional e uma dever dos profissionais de saúde de todo o mundo. Acesso à morfina oral de baixo custo poderia ser um grande passo no efetivo manejo da dor para 83% da população mundial”.
A diretora executiva da IAHCP, Liliana De Lima, ressaltou: “nós esperamos que este manifesto motive governos a diminuir a burocracia que afeta o acesso a opoides e trabalhe com a indústria farmacêutica para facilitar a produção e distribuição de MSIR a todos que precisam”.
Para ler e assinar o Manifesto da Morfina, visite o site: http://palliumindia.org/manifesto/.
A ANCP apoia esta iniciativa.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!