Menos de 10% dos hospitais brasileiros oferecem cuidados paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
20 de outubro de 2018

Menos de 10% dos hospitais brasileiros oferecem cuidados paliativos

Extra Por: Evelin Azevedo

Lima (Peru) — O Brasil ainda está muito longe do ideal quando o tema são os cuidados paliativos. Criado para dar mais qualidade de vida a pacientes que enfrentam doenças que não têm cura ou condições físicas que geram dependência de outra pessoa, este método está disponível em menos de 10% dos hospitais brasileiros com mais de 50 leitos. A distribuição também é desigual: das 177 unidades disponíveis no país, 58% delas estão concentradas na região Sudeste. O serviço de cuidados paliativos brasileiro só “ganha” do prestado na América Latina pela República Dominicana e na Venezuela. Estes dados foram apresentados durante o “Encontro de Alto Nível – Cuidados Paliativos: fortalecendo o sistema sociosanitário”.

Na América Latina, Brasil só é melhor que República Dominicana e Venezuela. Foto: Anthony Loayza Arias / Divulgação

Na América Latina, Brasil só é melhor que República Dominicana e Venezuela. Foto: Anthony Loayza Arias / Divulgação

Esta defasagem de atendimento pode ser explicada pela falta de formação profissional. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), dos 302 cursos de graduação em medicina no país, somente 14% oferecem uma disciplina sobre o assunto. E em apenas 18 cursos (6%) a cadeira está no currículo obrigatório.

Leia a matéria na integra em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/menos-de-10-dos-hospitais-brasileiros-oferecem-cuidados-paliativos-23171965.html


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg