Ministério da Saúde lança material “Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional”

Lives e Webnars ANCP
calendar
15 de março de 2021

Ministério da Saúde lança material “Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional”

Com o objetivo de servir como guia do planejamento das ações que envolvem o processo de desospitalização, alta responsável e transição do cuidado seguro para outros serviços de saúde, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS-RJ) lançou este mês o e-book “Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional”.

O material que visa conceituar a alta hospitalar com atendimento humanizado para pacientes nos diversos sentidos e campos de atuação, entre elas cuidados paliativos, atenção à criança e adolescente, gestão de leito, transição do cuidado entre outros, bem como, apresentar atividades e experiências bem-sucedidas desenvolvidas nos serviços de saúde da rede federal, contou em sua elaboração com a participação de diversos especialistas entre eles membros da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

Segundo Alexandre Ernesto da Silva, enfermeiro e membro do Comitê de Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde e Domiciliar da ANCP, e Ernani da Costa Mendes, fisioterapeuta e vice-presidente da Estadual da ANCP Rio de Janeiro, que participaram da elaboração do capítulo “Desospitalização e Cuidados Paliativos: Reflexões para o cuidado pautado na cidadania”, esse trabalho desenvolvido junto ao Ministério da Saúde traz muitas discussões quanto as pessoas elegíveis aos Cuidados Paliativos no processo de desospitalização.

Alexandre da Silva, explica que a desospitalização em Cuidado Paliativo prevê antes de mais nada um planejamento de continuidade da assistência para o domicílio para que o paciente possa se sentir junto com seus familiares melhor em casa do que no próprio hospital e do que nas Unidades de Pronto Atendimento. “Para isso é preciso ser planejado uma assistência que inclua um plano terapêutico singular que englobe a família, as unidades de atenção à saúde locais para que o paciente se sinta acolhido com controle de sintomas eficaz e por meio de uma comunicação que dê a ele uma melhor qualidade de vida a que ele tinha quando hospitalizado”, pontuou.

Já Ernani da Costa, chama atenção para a importância de uma equipe bem treinada, consciente dessa transição do Cuidado, ou seja, que a saída do paciente do hospital para o seu ambiente familiar é um processo extremamente importante e complexo. “Tem que ter muito treinamento da equipe e muita conscientização dos familiares para que a continuidade do cuidado seja assegurada. É bom lembrar que desospitalização não é a mesma coisa que Cuidados Paliativos, mas sim um processo complexo, que deve ser pensado antecipadamente desde o momento em que o paciente interna e só no momento da alta”, destacou.

O e-book “Desospitalização: reflexões para o cuidado em saúde e atuação multiprofissional” pode ser acessado pelo link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desospitalizacao_reflexoes_cuidado_atuacao_multiprofissional.pdf


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg