Os Serviços de Cuidados Paliativos do INCA

Lives e Webnars ANCP
calendar
31 de outubro de 2017

Os Serviços de Cuidados Paliativos do INCA

Em 1991, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) inaugurou o primeiro serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer I. Entretanto, relatos históricos apontam para o Serviço Terapêutico Oncológico (STO), criado em 1989, como sendo o “embrião” do Centro de Suporte Terapêutico Oncológico (CSTO), inaugurado em 1998, com uma área física específica com leitos hospitalares para o atendimento destes pacientes, hoje denominado Hospital do Câncer IV (HC IV). Porém, tudo isso teve seu início em 1986, quando a assistência à pacientes em cuidados paliativos oncológicos idealizou e criou o Programa de Atendimento ao Paciente Fora de Possibilidade Terapêutica (Pro-FPTA), modalidade de serviço no Hospital de Oncologia (HO), atualmente conhecido como Hospital do Câncer II (HC II) e que deu origem ao STO.

 

Hospital do Câncer IV (HC IV) – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

A mudança de CSTO para HC IV se deu em 2004, a fim de uniformizar a nomenclatura entre todas as Unidades Hospitalares do INCA, melhorando o acolhimento de pacientes e familiares que eram transferidos para o HC IV. Neste mesmo ano, no INCA iniciou-se a discussão da necessidade de melhoria dos padrões de qualidade total em saúde e a instituição se candidatou ao processo de Acreditação Hospitalar pela Joint Commission International (JCI). O HC IV participou de todas as etapas de avaliações recebendo em 2008, após a avaliação final, o selo de Acreditação Hospitalar, que significou a confirmação do envolvimento e do empenho de todos os profissionais na busca pela excelência na assistência prestada aos pacientes internos e externos ao HC IV.

 

A acreditação hospitalar comemorou os dez anos de existência do HC IV à época, que passou a fazer parte de uma rede de 140 instituições em todo o mundo, que se comprometia a utilizar padrões de gerenciamento e qualidade internacionalmente reconhecidos como ótimos e acessíveis. “É relevante enfatizar as melhorias advindas desse processo e o legado deixado por essa experiência no HC IV em relação a documentações, implementação de práticas e a criação de serviços que até 2004 não se percebiam necessários dentro do Cuidado Paliativo”, explica a Dra. Germana Hunes Grassi Gomes Victor, diretora do HC IV.

 

Atualmente o HC IV conta com uma estrutura hospitalar destinada ao atendimento integral e ativo de todos os pacientes com doença oncológica avançada, sem possibilidade de cura oriundos das Unidades Hospitalares do complexo INCA (HC I, HC II e HC III), com uma média de 150 novos pacientes por mês. No HC IV o paciente é atendido em uma das três modalidades de acompanhamento:

●      Internação Hospitalar (IH): 56 leitos, divididos em 04 andares, sendo 14 leitos por andar, destinada a atender pacientes internados para controle de sintomas, pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos e pacientes em cuidados em fim de vida.

●      Assistência Domiciliar (AD): com estrutura de atendimento de cerca de 1000 visitas por mês, a AD destina-se a pacientes com funcionalidade já comprometida, que residem a uma distância máxima de 80 km do HCIV. Está dividida em cinco grandes áreas (Norte, Centro/Sul, Oeste, Niterói/S. Gonçalo e Baixada Fluminense) e os profissionais são organizados em equipes com área de atendimento fixa.

●      Ambulatório (AMB): recebe pacientes com melhor capacidade funcional ou que residam fora da área de cobertura da AD, ou ainda que residam em outros municípios com distância maior a 80km do HC IV, um atendimento denominado Ambulatório à Distância, com uma média de 1600 atendimentos por mês.

 

Para ampliação da assistência aos pacientes é oferecido o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) disponível 24 horas por dia para atendimento de emergência presencial e atendimento telefônico para orientações de pacientes e familiares sobre necessidades específicas.

 

Outras estruturas e setores hospitalares também fundamentais ao cuidado destes pacientes incluem:

●      Espaço CuriosAção: o Day-Care foi inaugurado em agosto de 2006 com o objetivo de ser um ambiente no qual, pacientes e familiares possam executar atividades terapêuticas complementares objetivando o controle de sintomas e promoção da qualidade de vida. É um importante instrumento na busca de autonomia do paciente, resgate da auto-estima, e promoção da integração social de pacientes e familiares. Auxilia no controle de sintomas através de terapias complementares não farmacológicas.

●      Ginásio de Fisioterapia: destinado à assistência e orientação aos pacientes e familiares em um ambiente amplo e favorável que reúne as condições necessárias para o atendimento ao paciente, contribuindo para aliviar e controlar sintomas ou incapacidades físicas, incluindo neurológicas, respiratórias e ortopédicas. São disponibilizados programas de exercícios personalizados para continuidade em domicílio, de acordo com a necessidade e possibilidade individual. Nesse ambiente também é possível reunir grupos para orientação e aconselhamentos práticos de educação em saúde sobre gerenciamento dos sintomas comuns como dor, fadiga e dispnéia.

●      Sala do Silêncio: espaço aconchegante e calmo, que procura reproduzir o contato com a natureza pelo visual (painel fotográfico) e pelo som. Criada para proporcionar relaxamento e amenizar o sofrimento, está franqueada tanto aos pacientes e familiares quanto aos profissionais do HC IV.

 

Também completam a estrutura do HC IV: Gerência de Risco (GRISCO), Núcleo de Segurança do Paciente (NISP), Divisão Técnico-Científica (DTC), Educação Continuada de Enfermagem, Setor de Qualidade, Capelania Hospitalar, Farmácia, dentre outros. A Direção do HC IV também tem em sua estrutura organizacional as Divisões Técnico-Assistencial, Médica, de Enfermagem e Serviço de Administração.

 

A equipe de cuidados paliativos do INCA realiza ainda ambulatório conjunto em outras unidades do Instituto, assim como discussões com as equipes de oncologia clínica e cirúrgica na perspectiva de viabilizar o cuidado paliativo precoce, nosso grande desafio.

 

Além da assistência, o HCIV é responsável por ações educativas em Cuidados Paliativos junto aos residentes do INCA e possui residência médica em Cuidados Paliativos e fellow para enfermagem e nutrição. As visitas técnicas permitem que profissionais de todo território nacional se aproximem da prática do cuidado paliativo realizada na unidade.

 

Para além da estrutura física e organizacional, o bem mais precioso que o HC IV tem é a sua força de trabalho, composta por profissionais altamente qualificados, sendo especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, que trabalham em equipes multiprofissionais em busca de garantir o controle efetivo dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que compartilham suas experiências e vivências. A fim de garantir o aprimoramento técnico são realizadas atividades científicas como Jornadas de Cuidados Paliativos, Sessões clínicas, Atualizações científicas, Sessões de bioética, Reunião de indicadores, Comissões de óbito, de prontuário, etc.

 

Outras experiências de sucesso nesse intercâmbio de cuidado têm feito parte da história do HC IV, que completará 20 anos de existência em 2018, como a Integração com a Rede Básica de Saúde, as reuniões da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Política Institucional de Cuidados Paliativos e a comemoração do Dia Mundial de Cuidados Paliativos como parte do cronograma anual do INCA (Ministério da Saúde).


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg