Pacientes preferem que médicos não usem computador na sala de exames

Lives e Webnars ANCP
calendar
31 de outubro de 2017

Pacientes preferem que médicos não usem computador na sala de exames

Estudo apresentado no 2017 Palliative and Supportive Care in Oncology Symposium, em San Diego, Califórnia, sugere que pacientes com câncer avançado preferem que os médicos se comuniquem com eles face a face, com apenas um bloco de notas na mão, ao invés de usar repetidamente um computador. O médico André Filipe Dr. André SBOCJunqueira dos Santos (foto), vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), comenta para o Onconews.

Muitos médicos usam um software de computador para gerenciar registros de saúde eletrônicos, e os pesquisadores buscaram compreender a possibilidade desse comportamento prejudicar a comunicação com os pacientes. Pesquisas anteriores com pacientes com problemas crônicos de saúde, muitas vezes acompanhados de problemas emocionais, sugeriram que os pacientes querem que seus médicos conversem diretamente com eles.

“O prontuário eletrônico é um padrão de atendimento irreversível e que traz muitos benefícios na padronização de diversos atendimentos e acesso a outros dados. A virtude desse estudo é medir o impacto do computador na relação médico-paciente em cuidados paliativos. Um equilíbrio no uso dessa ferramenta (talvez anotar em papel durante a consulta) e registrar no computador em outro local seja uma proposta a ser considerada por todos os profissionais”, afirma André Junqueira, coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), da USP, e médico no Instituto Oncológico de Ribeirão Preto (InORP).

Leia matéria na integra em: http://www.onconews.com.br/site/noticias/noticias/ultimas/2987-pacientes-preferem-que-m%C3%A9dicos-n%C3%A3o-usem-computador-na-sala-de-exames.html


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg