27 de outubro de 2022
49º EPISÓDIO PALLICAST – Tomada ...
Ouça abaixo agora no seu navegador: O episódio também estará disponível nas próximas horas nas principais plataformas de...
Ouça abaixo agora no seu navegador:
O episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:
Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o Podcast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br
Sobre o episódio:
Pela definição ainda vigente, Cuidado Paliativo é “abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida”. Pensando nesta definição, parece claro que fetos com mal formações graves diagnosticadas intraútero e suas famílias devem ser elegíveis para este tipo de cuidado durante a gestação, parto e após o nascimento, sendo esta abordagem conhecida como cuidados paliativos perinatais.
Os profissionais que trabalham com o cuidado paliativo perinatal acompanham a gestante e suas famílias, nucleares e expandidas, permitindo que todos os envolvidos nesta gestação sejam envolvidos no planejamento do cuidado deste bebê, durante o pré-natal, parto e pós-natal. Neste processo, estas famílias conseguem receber informação de qualidade, acessar ferramentas de enfrentamento, planejar a trajetória de cuidado de forma que este esteja em alinhamento com a biografia desta família e possa proporcionar dignidade para todos os envolvidos no processo.
Neste episódio do PalliCast pudemos discutir com três profissionais bastante experientes nesta área do cuidado paliativo. A psicóloga Carolina Menezes Marson (integrante do grupo de Cuidados Paliativos pediátricos e adulto do Hospital SEPACO de São Paulo, membro do comitê de residências e pós-graduações da ANCP e docente do Instituto Paliar); a enfermeira Natalia Bertolassi Oliveira do Nascimento (atuante na obstetrícia do HC da FM USP e membro do Grupo de Apoio Integral às gestantes e familiares de fetos com malformações – GAI – sendo ainda coordenadora do comitê de perinatologia da ANCP) e a professora Dra. Lisandra Stein Bernardes (especialista em Medicina Fetal e Cirurgia Fetal, livre-docente pela faculdade de medicina da USP e Orientadora do programa de pós-graduação do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia. Ela também atua como Coordenadora do Centro de Medicina Fetal e Cirurgia Fetal do Hospital SEPACO e Professora da faculdade de medicina do Hospital Israelita Albert Einstein). As profissionais focam nas peculiaridades dos cuidados paliativos perinatais, o trabalho lado a lado da família e todas suas particularidades, o momento do parto e muito mais.
Informamos que a opinião dos convidados não necessariamente reflete a opinião da ANCP.
Indicações dos convidados:
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!