24 de março de 2025
São Paulo sediará o principal ev...
A cidade de São Paulo tem a honra de sediar, entre os dias 11 e 14 de março de 2026, o XI Congresso Brasileiro de Cuidad...
FOLHA SP Por: Claudia Collucci
Entidades se manifestam contra decisão e dizem que visitas virtuais são fundamentais na pandemia
Um parecer do Cremesp (conselho médico paulista) proibiu as visitas virtuais de familiares a pacientes com Covid-19 na UTI ou nas emergências. As videochamadas foram adotadas por vários hospitais como forma de manter o contato do doente com a família diante das rígidas restrições de acompanhantes na pandemia.
No parecer, solicitado por um médico, o Cremesp lembra que outros pareceres de 2016, ou seja, pré-pandemia, já vedaram filmagens ou fotos de pacientes em sala de emergência e UTI.
O conselho também entende ser “absolutamente proibida” a exposição de pacientes sedados ou em coma, uma vez que o seu consentimento é impossível nessas condições e, além disso, não haveria “a alegada interação com os familiares”.
Nesta sexta (26), entidades médicas de cuidados paliativos, de medicina intensiva e de de psico-oncologia se posicionaram contra o parecer do Cremesp.
Leia a matéria na integra em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/04/parecer-do-cremesp-proibe-videochamada-entre-familiares-e-pacientes-com-covid-na-uti.shtml
NOTA IMPORTANTE:
Douglas Crispim, presidente da ANCP, explica que é importante ressaltar que o parecer do CREMESP se refere aos pacientes intubados e em coma, e não a todos os pacientes internados. Segundo o órgão, estes pacientes estariam sob risco de exposição indevida. Ao nosso ver, esta preocupação é mais que legítima, pois devemos resguardar a privacidade e imagem dos pacientes, por isso reforçamos a necessidade de instituir maior segurança digital. O único ponto contrário é que, entendemos que estes pacientes e seus familiares se beneficiam da visita virtual, mesmo estando eles em coma. Isto nos aproxima de uma visão que já vinha sendo implementada nas UTIs humanizadas, e de uma visão integral do indivíduo é daqueles que o cuidam. Certamente podemos melhorar a segurança sem proibir estas práticas.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!