Publicada resolução nº 539 que reconhece a fisioterapia em Cuidados Paliativos como área de atuação

Lives e Webnars ANCP
calendar
25 de outubro de 2021

Publicada resolução nº 539 que reconhece a fisioterapia em Cuidados Paliativos como área de atuação

Fruto dos esforços de vários grupos de trabalho, como informado durante Live realizada no dia 19/10 pelo Comitê de fisioterapia da da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), em parceria com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), foi publicada no Diário Oficial, hoje, dia 25/10, a resolução nº539 que dispõe sobre a atuação do fisioterapeuta em ações de Cuidados Paliativos e dá outras providências que havia sido aprovada em plenário na semana passada.

Logo no início do documento, os Cuidados Paliativos são tratados com a seriedade que necessária e a abordagem correta. “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.”

Um outro trecho da resolução deixa claro como o ato é importante para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em fisioterapia no Brasil. “Art. 3º: A Fisioterapia em Cuidados Paliativos é um componente do tratamento integrado que pode ser executada em todos os níveis de atenção à saúde, em qualquer cenário de cuidado em saúde, devendo o fisioterapeuta se capacitar para atuar de forma autônoma, ou em equipe multidisciplinar, em instituições públicas, privadas, filantrópicas, entre outras.”

A íntegra da resolução, publicada hoje no Diário Oficial da União, pode ser vista clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg