24 de março de 2025
São Paulo sediará o principal ev...
A cidade de São Paulo tem a honra de sediar, entre os dias 11 e 14 de março de 2026, o XI Congresso Brasileiro de Cuidad...
No dia 24 de setembro foi publicado no Diário Oficial da União a Resolução nº 633, que regulamenta a atuação do fonoaudiólogo em Cuidados Paliativos, no âmbito do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
Segundo o vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o enfermeiro Rudval Souza, a publicação dessa resolução é uma conquista dos profissionais da fonoaudiologia e um ganho em especial para os pacientes e familiares, que passa a contar com uma consolidação desse campo profissional, além de possibilitar contribuir com os avanços nas discussões sobre políticas públicas em prol da equidade dos cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Alessandra Rischiteli Bragança Silva, Coordenadora do Comitê de Fonoaudiologia da ANCP, o comitê nasceu com o objetivo de contribuir para consolidação da atuação do fonoaudiólogo em Cuidados Paliativos. Com essa resolução do Conselho Federal, a Fonoaudiologia deu um salto na sedimentação da atuação em todas as áreas que envolve o cuidar: qualidade de vida, controle de sintomas, manutenção da dignidade, preservação da autonomia. “Esse é um momento importantíssimo para nós, fonoaudiólogos. Essa regulamentação vem para reconhecer o trabalho já desenvolvido pelos Fonoaudiólogos e, também, traz-nos maior responsabilidade para nossa atuação. Assim, fortalece nossa categoria profissional e, o mais importante, aumenta nossos laços de confiança e empenho. Com isso, todos nós ganhamos: pacientes, familiares, equipe multiprofissional, unidade de cuidado. Responsabilidade bioética, profissional, acadêmica e científica no cuidado centrado no paciente de forma zelosa, clara, objetiva e atualizada na prática clínica baseada em evidências científicas para o favorecimento de tomada de decisão compartilhada”, explicou.
A Resolução CFFA nº 633, que dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo em Cuidados Paliativos, pode ser acessada na íntegra clicando aqui.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!