Publicada resolução CFN/CRN que regulamenta a especialidade de Nutrição Clínica em Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
7 de maio de 2021

Publicada resolução CFN/CRN que regulamenta a especialidade de Nutrição Clínica em Cuidados Paliativos

No dia 5 de maio foi publicado no Diário Oficial da União a Resolução nº 689, que regulamenta o reconhecimento de especialidades em Nutrição e o registro, no âmbito do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), de títulos de especialistas. Ao todo são 34 especialidades e entre elas está a de Nutrição Clínica em Cuidados Paliativos.

Segundo Chika Wakiyama, mestre em Nutrição, e que esteve entre os profissionais que colaboraram com a construção do documento, a publicação da resolução representa uma grande conquista para a categoria e um avanço para a profissão. E pode possibilitar aos profissionais uma chancela, condicionada à comprovação por meio dos requisitos que serão divulgados pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e CFN, como também aos que já desempenham suas atividades em algumas dessas especialidades reconhecidas. “Na especialidade em Cuidados Paliativos, observa-se ainda escassez de nutricionistas que atuam nessa área, que é tão importante no panorama nos tempos atuais, onde observamos o envelhecimento da população e aumento das doenças crônicas. Vejo esta especialidade como fundamental para nossa sociedade em um momento tão importante em que a terminalidade da vida nos apresenta. É uma atenção diferenciada, focada no cuidado multidimensional, não só do paciente, mas também dos familiares, trazendo o acolhimento de todos”, pontuou.

Para Bruna Nascimento da Silva, nutricionista que também participou da elaboração da resolução, é um grande marco para os Cuidados Paliativos de uma forma geral, principalmente durante a graduação na qual é pouco abordada. “Ao se formar o nutricionista tem muita dificuldade em atuar nessa área e dependendo do caso existe a necessidade de atuação mesmo sem esse conhecimento prévio e as consequências são ruins para os pacientes, grande parte da formação do nutricionista é condicionada a quantidade de nutrientes que é fornecida através da alimentação. Dentro dos Cuidados Paliativos, isso continua sendo importante, mas o significado da alimentação é o principal, o quanto ela pode trazer de conforto, de bem-estar e de memórias, é um olhar muito além de nutrientes, explicou.

Já a nutricionista, Nathalia Fidelis Lins Vieira, outra participante na construção da resolução, o reconhecimento da especialidade em Nutrição Clínica em Cuidados Paliativos retrata a importância do profissional de nutrição na assistência alimentar e nutricional, no que diz respeito ao bem estar dos pacientes em Cuidados Paliativos e seus familiares. O nutricionista especialista na área prestará assistência nutricional com foco em minimizar o desconforto e priorizar o prazer pelo ato de se alimentar ressignificando a alimentação, destacou”

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) parabeniza os profissionais de nutrição pela conquista, evidenciando a importância desses profissionais nas equipes de Cuidados Paliativos, motivo de orgulho desse trabalho interdisciplinar.

A Resolução nº 689, que regulamenta o reconhecimento de especialidades em Nutrição e o registro, no âmbito do CFN/CRN, pode ser acessada na íntegra clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg