Revista The Lancet publica relatório sobre a Saúde no Brasil

Lives e Webnars ANCP
calendar
4 de julho de 2011

Revista The Lancet publica relatório sobre a Saúde no Brasil

A revista científica The Lancet publicou em maio de 2011 um longo relatório intitulado A Saúde no Brasil. A série traça um panorama dos avanços da saúde pública no nosso país em seis artigos e cinco comentários. Os editores Sabine Kleinart e Richard Horton, em seu comentário , ressaltam a  tradição de investimentos em saúde pública e o Sistema Único de Saúde como exemplos a serem seguidos. Apontam que “de sua posição como um dos países mais desiguais no mundo em 1989, muitas conquistas foram alcançadas nas últimas duas décadas”.

Segundo os autores, “o SUS melhorou enormemente o acesso aos cuidados de saúde primários e de emergência”. Mas afirmam também: “há muito ainda a ser feito. A complexa mistura das carências na saúde pública e privada exige urgentemente atenção”.  E concluem: “esperamos que essa série realmente mostre porque o Brasil não só deve ser levado mais a sério pelas comunidades internacionais científicas e da saúde, como também deve ser admirado pela implementação de reformas que posicionaram a igualdade no acesso à saúde no centro da política nacional”.

A publicação é dividida em seis artigos e cinco comentários, todos hospedados na Biblioteca Virtual deste site e de acesso livre (basta digitar The Lancet na ferramenta de busca):

Artigos

O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios, de Jairnilson Paim, Cláudia Travassos, Célia Almeida, Lígia Bahia e James Macinko.

Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios, de Cesar G. Victora, Estela Aquino, Maria do Carmo Leal, Carlos Augusto Monteiro, Fernando Barros e Célia Szwarcwald.

Sucessos e fracassos no controle de doenças infecciosas no Brasil: o contexto social e ambiental, políticas, intervenções e necessidades de pesquisa, de Maurício Barreto, Gloria Teixeira, Francisco Bastos, Ricardo Ximenes, Rita Barata e Laura Rodrigues

Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais, de Maria Inês Schmidt, Bruce Bartholow Duncan, Guinar Azevedo, e Silva, Ana Maria Menezes, Carlos Augusto Monteiro, Sandhi Barreto, Dora Chor, Paulo Rossi Menezes

Violência e lesões no Brasil: efeitos, avanços alcançados e desafios futuros, de Michael Reichenheim, Edinilsa de Souza, Cláudia Leite Moraes, Maria Helena Prado Jorge, Cosme Passos da Silva, Maria Cecília Minayo

Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer, Cesar Victora, Maurício Barreto, Maria do Carmo Leal, Carlos Monteiro; Maria Ines Schmidt, Jairnilson Paim, Francisco Bastos, Celia Almeida, Lígia Bahia, Cláudia Travassos, Michael Reichenheim, Fernando Barros.

Comentários

Brasil: no caminho da sustentabilidade e igualdade em saúde, de Sabine Kleinert, Richard Horton

Brasil: estruturando a cooperação na saúde, de Paulo Buss

Reforma dos serviços de saúde no Brasil: movimentos sociais e sociedade civil, de Sonia Fleury

Ensino superior e os serviços de saúde no Brasil, de Naomar Almeida-Filho

Impacto da experiência brasileira na América Latina, Ricardo Uauy

Os artigos também podem ser encontrados em inglês no seguinte link: http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg