15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
Agência Pará Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
O objetivo é melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a vida e seus familiares
Quase todo mundo já assistiu, mesmo que em um vídeo, ao encontro de um irmão mais velho com o caçula que acaba de nascer. São momentos de emoção e alegria para toda a família. Com Pedro Henrique, de quatro anos, também foi assim. Mas com uma carga de emoção a mais, pois o encontro dos irmãos só foi possível depois de 5 meses do nascimento de Antonio, que por conta de problemas de saúde ao nascer, precisou ficar internado na UTI da Santa Casa e ainda precisa de aparelhos para respirar e se alimentar.
“Eu tive pressão alta e no final da gestação tive um descolamento de placenta, o que levou o Antonio a ficar sem oxigênio ainda na minha barriga. Quando ele nasceu foi ressuscitado pela equipe médica e logo encaminhado para UTI Neonatal e depois seguiu para UTI Pediátrica”, lembra Thoyá Negrão, mãe do bebê Antonio e do menino Pedro Henrique.
Para que o encontro dos irmãos fosse possível, profissionais de várias especialidades, que atendem na UTI pediátrica, reuniram esforços para que tudo ocorresse com segurança e bem estar para os dois irmãos, já que o menino de 4 anos não podia entrar na UTI e o bebê só poderia sair se estivesse bem estável.
Foto: DivulgaçãoA ação integra as iniciativas de implementação dos Cuidados Paliativos (CP) no SUS na Santa Casa. A psicóloga Luciana Pontes, que vem acompanhando a família de Antonio durante o período de internação na UTI Pediátrica, considera que a internação em UTI pode levar a um desequilíbrio familiar, sendo necessário o conhecimento da dinâmica e impacto que a doença crítica causa na família para que se estabeleçam estratégias que auxiliem no processo de enfrentamento da crise.
Leia a matéria na integra em: https://www.agenciapara.com.br/noticia/42153/santa-casa-avanca-na-capacitacao-de-profissionais-e-ampliacao-dos-cuidados-paliativos-no-sus
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!