Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Lives e Webnars ANCP
calendar
23 de março de 2020

Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

O Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto HCFMRP-USP, existe desde dezembro de 2009. A equipe atua fazendo interconsultas para todo o Hospital, que conta com cerca de 400 leitos, além de realizar três ambulatórios por semana. Atende em média em torno de 100 pacientes diferentes por mês, sendo que cada um demanda, em geral, muitas reavaliações. “Fazemos parte de uma rede de cuidado que inclui internações nos leitos de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Ribeirão Preto de nível secundário e Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria Municipal da Saúde no acompanhamento em domicílio”, explica Nereida Kilza da Costa Lima, coordenadora do Grupo de Cuidados Paliativos do HCFMRP-USP.

Segundo Nereida a equipe é composta por seis membros fixos e exclusivos sendo dois médicos, um enfermeiro, um psicólogo, um Terapeuta Ocupacional e uma Oficial Administrativa. Além destes, dois membros não exclusivos, mas que fazem parte da equipe, uma fonoaudióloga especializada em Cuidados Paliativos e um capelão. “Sempre temos residentes médicos de Cuidados Paliativos, de especialidades e de segundo ano de Clínica Médica em rotação, além de residentes multiprofissionais da Oncologia, incluindo enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, e nutrição”, pontuou a médica.

A coordenadora informa que no início a aceitação dos Cuidados Paliativos foi um desafio para realizar o trabalho na instituição. E que atualmente, o principal desafio, dada a elevada demanda de trabalho e dificuldade em dar o atendimento ideal a todos que não estão internados, é pela deficiência de pessoal e falta de hospice na cidade. Em contrapartida ela informa que estão iniciando o segundo ano de Residência em Medicina Paliativa. “Estamos iniciando o segundo ano de Residência em Medicina Paliativa e temos vários projetos de pós-graduação em andamento como mestrado e doutorado” destacou.

Informamos que as informações e opiniões apresentadas nesse texto são de responsabilidade do entrevistado, não necessariamente reflete a opinião da ANCP.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg