Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Infantil Filantrópico SOPAI

Lives e Webnars ANCP
calendar
3 de abril de 2023

Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Infantil Filantrópico SOPAI

Equipe do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Infantil Filantrópico SOPAI

Há mais de 60 anos prestando serviços à comunidade carente de Fortaleza e municípios próximos, o Hospital Infantil filantrópico Sociedade de Assistência e Proteção À Infância De Fortaleza (SOPAI), em 2019 inaugurou a Unidade de Tratamento Especial (UTE), intitulada Unidade Maria de Lourdes Moreira Leite. Segundo sua coordenadora, a médica Cinara Carneiro Neves, inicialmente a UTE contava com 20 leitos para pacientes com condições crônicas complexas, dependentes, ou não, de ventilação mecânica, aguardando em sua maioria resolução de pendências clínicas e sociais para futuro plano de desospitalização.

Com o tempo ocorreu a expansão no número de leitos, contando hoje com 30 leitos composta de 11 enfermarias, sendo uma com 4 leitos dedicada às crianças recém admitidas na unidade e o restante organizadas para 2 crianças, e 5 apartamentos. “Diante do amadurecimento do serviço, a unidade se tornou uma referência no Estado do Ceará para crianças e adolescentes com condição crônica complexa e plano de cuidados relacionados à Cuidados Paliativos e possibilidade de permanecerem internadas até o fim da vida”, pontuou a coordenadora. Ela explica que à medida que as crianças se aproximam da desospitalização, prioriza-se a permanência nos apartamentos para estar mais próximo do que será a rotina do ambiente domiciliar. “Quando temos pacientes com necessidade de cuidados específicos relacionados à Cuidados Paliativos, os apartamentos se tornam os espaços que melhor permitem a privacidade”, explica.

Atualmente a Unidade conta com uma equipe multiprofissional composta de técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, médicos pediatras, psicóloga, assistente social e nutricionista. Segundo Cinara, os colaboradores da unidade também são estimulados com momentos de educação permanente elaborados em parceria com coordenação médica, de enfermagem e psicossocial. “A Ala Maria de Lourdes Moreira Leite cumpre seu papel, prestando atendimento interdisciplinar aos pacientes e a seus cuidadores, desenvolvendo atividades de educação em saúde e projetos que possam oferecer qualidade de vida à criança e sua família durante o internamento prolongado”, colocou.

A equipe busca promover atividades e eventos que amenizem os aspectos negativos que podem existir neste período.”Visto as repercussões socioemocionais provocadas pela hospitalização prolongada e muitas vezes pelo diagnóstico que limita ou ameaça a vida da criança”, ilustrou a médica. Assim, a unidade tem como propósito a promoção do bem-estar biopsicossocial dessas famílias, preconizando a qualidade de vida e o empoderamento e protagonismo desses atores no processo saúde-doença. Promovendo um cuidado integral, holístico através da construção de um espaço humanizado e acolhedor diante de um ambiente de sofrimento, mas também de muita resiliência e empatia.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg