Sessão Averroes começa o ano do Ciclo de Cinema e Reflexão

Lives e Webnars ANCP
calendar
11 de fevereiro de 2009

Sessão Averroes começa o ano do Ciclo de Cinema e Reflexão

Dando continuidade ao projeto intitulado Ciclo de Cinema e Reflexão (que aconteceu em São Paulo em 2008), a Cinemateca Brasileira, o Premier Hospital e o OBORÉ, com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), Instituto Paliar e Academia Nacional de Cuidados Paliativos, inauguram nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, a Sessão Averroes de Cinema e Reflexão 2009.  Trata-se de debates mensais sobre cuidados paliativos e sua representação simbólica no cinema.

O evento, que acontecerá às 19 horas, contará com as presenças da escritora, contista e advogada Lygia Fagundes Telles; do cineasta e ex-Secretário Estadual da Cultura João Batista Andrade e do professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP Reinaldo Ayer, também coordenador do Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. A mesa de reflexão discutirá Cuidados Paliativos e Terminalidade no Cinema. A mediação é de Kleber Lincoln Gomes, titular de Disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG).

A mesa de reflexão será precedida de uma seleção de trechos de filmes sobre o tema exibida pela primeira vez em novembro de 2008, em Brasília, no 3º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Dentre as produções estão cenas de Antes de partir (Rob Reiner, 2007), Cazuza – o tempo não para (Sandra Werneck e Walter Carvalho, 2004), Fale com ela (Pedro Almodóvar, 2002), Filadélfia (Jonathan Demme, 1993), Lado a lado (Chris Columbus, 1998), Minha vida sem mim (Bruce Joel Rubin, 1993), Uma lição de vida (Mike Nichols, 2001) e Viver (Akira Kurosawa, 1952).

Às 17h, haverá visita monitorada conduzida pela diretora técnica da Cinemateca Brasileira, cineasta Olga Futemma, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca, centro de documentação e laboratório de restauração de acervos da Cinemateca – um dos maiores da América Latina.
Sessão Averroes – Cinema e Reflexão
Dia 16 de fevereiro de 2009, segunda-feira
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP
Próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico
Entrada franca
Informações: 11. 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
www.spinternacoes.com.br
www.obore.com
Próximas Sessões Averroes sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês: 30 de março, 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 27 de julho.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg