Sessão Averroes de Cinema e Reflexão

Lives e Webnars ANCP
calendar
17 de novembro de 2008

Sessão Averroes de Cinema e Reflexão

Nesta sexta-feira, dia 21 de novembro, às 19 horas, na Sala Petrobrás da Cinemateca Brasileira, terá início o ciclo mensal de cinema e reflexão promovido pelo Premier, em parceria com a Cinemateca e a OBORÉ. Fruto de um acordo de cooperação estabelecido entre as três instituições, em outubro passado, a Sessão Averroes – Cinema e Reflexão também tem como co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá, o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Com o objetivo oferecer atividades mensais que apóiem as conversas técnicas da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional, a Sessão Averroes passa a incorporar a programação permanente da Cinemateca Brasileira. A participação está aberta ao público em geral e tem entrada franca.

As obras escolhidas para o lançamento desta atividade conjunta são o curta animado A vida, do diretor sul- coreano Jun-Ki Kim, e o clássico Uma lição de vida, do diretor americano Mike Nichols e a brilhante atuação de Emma Thompson. Para a mesa de reflexão foram convidados o médico David Braga Jr, Coordenador do Grupo MAIS e responsável pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Premier, e a psicóloga Rita Macieira, Presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. A mediação será do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.

Confira, abaixo, a sinopse das duas obras da Sessão Averroes deste mês de novembro:

A Vida ( In-Saeng )
Direção de Jun-Ki Kim (Coréia de Sul, 2003). Duração: 9 min. 45

Sofisticada computação gráfica para criar uma alegoria zen sobre o sentido e a sucessão da vida. Um totem é escalado por personagens da mesma linhagem familiar e em diferentes fases e idades. O curta foi premiado em 2003 como Melhor Filme pelo Júri Popular do Anima Mundi. Em 2004, também recebeu prêmio de melhor filme no Festival de Stuttgart, Alemanha, e foi Prêmio Especial do Júri no Festival de Zagreb, na Croácia.

Uma Lição de Vida (Wit)
Direção de Mike Nichols ( EUA, 2001). Duração: 99 min.

Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa.  Através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, descobre que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim, ela terá de fazer um tratamento radical, com grandes efeitos colaterais e mínima chance de cura. Durante o tratamento, Vivian analisa suas reações à doença, ao tratamento e aos fatos marcantes da sua vida. Ela é burocraticamente assistida por Kelekian, que só se importa com o resultado do tratamento, sem levar em conta os efeitos colaterais sofridos pelo paciente. Além dele, há Jason Posner (Jonathan M. Woodward), um médico que foi aluno de Vivian, e Susie Monahan (Audra McDonald), a enfermeira-chefe: a única no hospital que a trata com calor humano. O calor que Vivian nunca teve para com seus alunos mas que, agora, anseia intensamente.

Serviço:

Sessão Averroes – Cinema e Reflexão
Dia 21 de novembro de 2008, sexta-feira, 19 horas
Cinemateca Brasileira – Sala Petrobrás
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
Próxima ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico
Entrada franca

Informações: 11. 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
www.spinternacoes.com.br
www.obore.com


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg