22 de janeiro de 2025
Conheça a agenda 2025 dos congre...
Participar de congressos é uma experiência enriquecedora que vai muito além da simples troca de informações. Esses event...
O médico Rodrigo Ladeira, especialista em Medicina de Família e em Cuidados Paliativos, atua na rede pública e privada de Itanhaém, litoral de São Paulo, mas também é reconhecido por seus dons literários. Membro da Academia Itanhaense de Letras, ele lança seu quarto livro de poesias, Sobre vida e morte, durante o VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. “Foi a partir da minha experiência em cuidados paliativos que consegui encontrar poesia dentro da Medicina”, diz o poeta.
Seus outros três livros não tinham sua profissão e sua experiência médica como temas – abordavam a vida em geral e o cotidiano. Há cinco anos, no entanto, quando Ladeira iniciou sua incursão nos cuidados paliativos, começou a escrever sobre a morte e a vida do seu ponto de vista e a partir do que percebia junto a pacientes e seus familiares. O novo livro é, portanto, uma compilação dos poemas escritos desde essa época.
Há textos para pacientes, como “Diva”, dedicado a uma senhora diagnosticada com câncer na laringe e que, por não poder mais falar, comunicava-se com o médico por escrito, mas também poesias sobre a saudade que sente quem perde seu ente amado. O livro abre com o poema “O chamado”, que aborda a negação comum ao paciente que recebe um diagnóstico sem chance de cura, e fecha com “Oração da conciliação”, tratando do momento da aceitação, em que o paciente se encontra pronto para partir da vida. “Escrevi textos que abordam as cinco fases do luto relatadas por Elizabeth Kubler-Ross: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação”, explica o médico.
Sobrevida e morte faz parte dos lançamentos de livros da noite de 22 de setembro, em Bento Gonçalves.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!