‘Tornamos a morte mais difícil quando tentamos intervir’, diz especialista em cuidados paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
26 de outubro de 2021

‘Tornamos a morte mais difícil quando tentamos intervir’, diz especialista em cuidados paliativos

Folha de S.Paulo Por: Manoella Smith

Parte do motivo pelo qual as pessoas têm tanto medo da morte é responsabilidade da medicina moderna, afirma a médica geriatra e especialista em cuidados paliativos Diane Meier, professora na faculdade de medicina de Mount Sinai, em Nova York.

“Tornamos tudo complicado e difícil quando tentamos intervir num processo que é natural e colocamos alguém em um ventilador, conectado por tubos e sondas”, diz.

Segundo Meier, os profissionais de saúde são formados para fazer o possível para prolongar a vida, mesmo que isso não traga benefícios concretos à pessoa. Com isso, o alívio do sofrimento do paciente tem sido ignorado nas últimas décadas, ela afirma.

Em entrevista, a médica ressalta que os cuidados paliativos não são um tratamento para pacientes terminais, mas para aqueles que querem melhorar a sua qualidade de vida e a de seus entes queridos.

Diane E. Meier, 69, especialista em cuidados paliativos – Divulgação

Leia a matéria na integra em: https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2021/10/tornamos-a-morte-mais-dificil-quando-tentamos-intervir-diz-especialista-em-cuidados-paliativos.shtml


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg