Uma dose de sonhos, por favor. Cuidados paliativos são negligenciados

Lives e Webnars ANCP
calendar
14 de julho de 2017

Uma dose de sonhos, por favor. Cuidados paliativos são negligenciados

METRÓPOLES Por: LEILANE MENEZES

O médico pergunta à plateia: “Você é contra milagres?”. O público tem especialistas em câncer e pacientes que convivem com a doença. Gente acostumada a se agarrar ao inexplicável.

“Se você não é contra milagres, isso é o suficiente para validar a esperança de quem acredita. Isso tem a ver com sonho”, diz o poético doutor. Ele defende que os pacientes precisam de mais do que remédios para se sentirem vivos: necessitam que seus milagres pessoais nunca sejam desacreditados ou ignorados.

O oncologista fala sobre esperança, cuidado, conforto, fé e respeito ao sagrado de cada um — que pode ser Deus ou o Corinthians, ele ressalta. Tudo isso faz diferença no tratamento médico. Expectativa real e esperança, ciência e crença, podem — e devem — conviver.

O dono do discurso empático é Daniel Neves Forte, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).  As palavras dele humanizaram o 7º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Daniel Neves Forte, durante a palestraHSL

Daniel Neves Forte, durante a palestra Foto: Rodrigo de Britos (Divulgação)

Durante dois dias, discutiu-se o acesso a remédios de nomes assustadores de tão complicados, novidades em tecnologia, SUS, planos de saúde, burocracia, desigualdade social, morte e vida.

Leia matéria na integra em: http://www.metropoles.com/ponto-de-vista/uma-dose-de-sonhos-por-favor-cuidados-paliativos-sao-negligenciados


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg