Webinar ANCP celebrou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos abordou a urgência da equidade no acesso aos tratamentos

Lives e Webnars ANCP
calendar
11 de outubro de 2021

Webinar ANCP celebrou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos abordou a urgência da equidade no acesso aos tratamentos

Em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos (9 de outubro), a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), em parceria com as suas Estaduais Rio de Janeiro e São Paulo e da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais (SOTAMIG) realizou o webinar “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos.” O evento trouxe luz às dificuldades encontradas no país para promover a todos o atendimento de forma equitativa até o ano de 2030.

Na abertura o presidente da ANCP, Douglas Crispim, disse que a data é vista com alegria, e não esqueceu de agradecer àqueles que entende como essenciais para os trabalhos. “É preciso fazer agradecimentos muito especiais a todos os pacientes e familiares. É para eles que nós existimos. Para lutar contra o sofrimento dessas pessoas, que futuramente seremos nós”, destacou.

Crispim também observou que os números referentes aos atendimentos anuais no país são subdimensionados, e que isso eleva ainda mais a importância da busca pela equidade. “Quando fazemos uma multiplicação simples do número de serviços que temos no Brasil, pelo número médio de casos novos de acordo com o último Atlas dos Cuidados Paliativos da ANCP 2019, chegaremos a aproximadamente – e tenho certeza que esse número é subestimado – de 6 a 7 mil atendimentos novos por ano no país, nos nossos 191 serviços. Foram 7 mil votos de confiança que recebemos”, frisou o presidente.

Equidade x Igualdade x Realidade

A primeira mesa “Cuidado Paliativo para todos? Desafios e perspectivas para o Paliativista”, organizada pela ANCP-SP, contou com moderação da enfermeira Roberta Antoneli, e palestras dos médicos Daniel Neves Forte e Luis Fernando Rodrigues. Já a segunda mesa “Fortalecimento da rede para promover o acesso”, reunida pela SOTAMIG, contou com moderação das médicas Camila Rabelo Monteiro de Andrade e Valéria Lamas, e palestras do enfermeiro, Alexandre Ernesto Silva, e da médica Mariana Brandão. Encerrando o evento a terceira mesa “Onde estamos e Para onde vamos?” constituída pela ANCP-RJ, contou com moderação de Lisiana Wachholz Szeneszi. Os médicos Filipe Gusman, Simone Garruth e Débora Mattos, debateram sobre os “Mitos e Verdades e como fazer a ciência ser parte da nossa realidade”. E a enfermeira, Liana Trotte e o fisioterapeuta, Ernani Mendes debateram sobre “Como envolver a administração pública, privada e as comunidades? Como transformar nossa realidade em Ciência?”.

Ao final o presidente da ANCP leu a “CARTA DA ANCP À POPULAÇÃO BRASILEIRA”, publicada em alguns veículos de comunicação e disponibilizado na integra no site da ANCP. Você pode assistir esse webinar na íntegra no canal da ANCP no YouTube clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg