15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
No Dia Mundial da Saúde a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) lançou em parceria com o International Children’s Palliative Care Network (ICPCN) e o International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC) o relatório “Palliative Care: Celebrating Nurses Contributions”. O relatório faz uma leitura cativante e contempla as histórias de profissionais de enfermagem inspiradores de diversos países, incluindo o Brasil representado pela Professora Regina Szylit.
A professora Regina é enfermeira, docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) a mais de 30 anos, se dedica a apresentar para os alunos o que é cuidados paliativos, e com importante papel na implantação do tema Cuidados Paliativos Pediátricos para alunos da graduação em diversas áreas da saúde. “Participar dessa publicação é uma honra, um privilégio imenso, porque homenageia o papel da enfermagem e busca celebrar os profissionais internacionalmente especificamente os que trabalham para o avanço dos Cuidados Paliativos. Então me senti muito homenageada por ser enfermeira e por todo o trabalho que eu desenvolvi todos esses anos da minha vida com pacientes e famílias nessa condição, e muito feliz não só por mim, mas por nós enfermeiros e enfermeiras do Brasil que tanto contribuem para a saúde internacional e nacional, essa visibilidade é um presente para que possamos mostrar a importância do papel do enfermeiro na saúde e dos cuidados paliativos para a qualidade de vida e de morte de cada paciente e de suas famílias”, destacou
Além das histórias, o relatório também traz dados sobre o impacto destes profissionais na vida de diversas pessoas. Segundo levantamento mundial, 59% dos profissionais de saúde são enfermeiros e 80% destes encontram-se em países com metade da população mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte da campanha global Nursing Now iniciada em 2018, elegeu 2020 como o Ano Internacional dos profissionais de enfermagem, celebrando os 200 anos de Florence Nightingale, a mãe da enfermagem moderna. A intenção inicial era a de publicar o documento na Assembleia Mundial da Saúde realizada no mesmo ano, porém a pandemia de COVID-19 acabou atrasando seu lançamento.
O documento completo pode ser acessado clicando aqui, e abaixo está o vídeo da Professora Julia Downing, Chief Executive do ICPCN, com a introdução do relatório.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!